A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACERCA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO
Keywords:
Qualidade do Ensino Ofertado, Acadêmicos, Ciências ContábeisAbstract
O presente estudo teve como objetivo analisar a
percepção de acadêmicos de um curso de graduação
em Ciências Contábeis acerca da qualidade do ensino
ofertado. A metodologia desta pesquisa caracterizouse
como quantitativa quanto à abordagem, descritiva
em relação ao objetivo e de levantamento, no que diz
respeito aos procedimentos. O instrumento de coleta
de dados foi um questionário baseado nas pesquisas
de Walter (2006), Fortes, Correia, Barros Filho e
Santos (2011), Poffo (2012), Borges, Santos e Leal
(2014), Lizote, Verdinelli, Borba e Brasil (2014), Milan
et al. (2014), Pacheco, Mesquita e Dias (2015), Cunha,
Gomes e Beck (2016), Ferreira (2016), Medeiros
(2017), Silva, Silva, Silva e Santos (2018), Wojahn,
Ramos e Carvalho (2018) e Medeiros e Teixeira (2019),
contendo 30 (trinta) questões fechadas, aplicado por
meio eletrônico, no período entre março e abril de
2020 e validado por 3 (três) professores da área. A
população foi de 101 acadêmicos matriculados no
curso de Ciências Contábeis de uma universidade
comunitária de Santa Catarina, em 2020/1 e obtevese
uma amostra de 65 respondentes, que representa
64,36% da população. Os dados coletados foram
tabulados por meio do Google Formulários® e
utilizou-se como técnica de análise de dados para
os resultados, a estatística descritiva, segundo a
distribuição de frequência relativa. Como principais
resultados, observou-se que os respondentes
possuem a percepção de que o curso de graduação
em Ciências Contábeis em questão oferta um ensino
com qualidade, porém, há alguns pequenos pontos
negativos a serem modificados, para que a qualidade
percebida seja ainda melhor.
References
ALFLEN, E. R.; MELLO, A. P.; MARTINS, Z. B. Expectativas dos ingressantes e grau de satisfação dos
concluintes de um curso de graduação em Ciências Contábeis. Revista Mineira de Contabilidade,
v. 18, n. 3, p. 79-89, 2017.
ANTONELLI, R. A.; COLAUTO, R. D.; CUNHA, J. V. A. Expectativa e satisfação dos alunos de Ciências
Contábeis com relação às competências docentes. Revista Electrónica Iberoamericana sobre
Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v. 10, n. 1, p. 74-91, 2012.
ARAÚJO, T. S.; MIRANDA, G. J.; PEREIRA, J. M. Satisfação dos professores de contabilidade no
Brasil. Revista Contabilidade & Finanças, v. 28, n. 74, p. 264-281, 2017.
BAGGI, C. A. S.; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: Uma discussão
bibliográfica. Avaliação, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011.
BORGES, L. F. M.; SANTOS, C. K. S.; LEAL, E. A. Quality in educational service: Expectations versus
performance in the Accounting undergraduate course. European Scientific Journal, v. 10, n. 1, p.
-114, 2014.
BRAUM, L. M. S.; LEÃO, A. L. D. B. C.; FREIRE, O. B. L. F.; WALTER, S. A. Percepção dos alunos sobre
qualidade no ensino superior: Identificação das prioridades de melhoria no curso de Ciências
Contábeis. Revista de Estudos Contábeis, v. 6, n. 11, p. 62-80, 2015.
BUESA, N. Y. A evolução histórica da contabilidade como ramo do conhecimento. Revista
Eletrônica Gestão e Negócios, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2010.
CUNHA, P. R.; GOMES, G. BECK, F. Satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis:
Estudo em universidades públicas de Santa Catarina. Revista Contabilidade Vista e Revista, v.
, n. 1, p. 42-62, 2016.
DEGTJARJOVA, I.; LAPINA, I.; FREIDENFELDS, D. Student as stakeholder: “voice of customer” in
higher education quality development. Marketing and Management of Innovations, v. 1, n. 2,
p. 388-398, 2018.
FERREIRA, J. B. Avaliação da qualidade de serviços em uma instituição privada de ensino
superior do Alto Paranaíba/MG. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) -
Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional, Universidade Federal de Goiás, Catalão,
FORTES, V. C.; CORREIA, M. R.; BARROS FILHO, A. C.; DOS SANTOS, R. B. C. Avaliação da qualidade
no ensino superior: Aplicação do modelo HEdPERF em uma IES privada. In: CONGRESSO NACIONAL
DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 7, 2011, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFF, 2011.
JAGER, J.; GBADAMOSI, G. Specific remedy for specific problem: Measuring service quality in
South African higher education. Higher Education, v. 60, n. 3, p. 251-267, 2009.
KRUGER, S. D.; MAZZIONI, S.; RESENDE, A.; GUBIANI, C. A.; ZANIN, A. O perfil desejado do egresso
dos cursos de Ciências Contábeis das universidades de Santa Catarina. Revista Catarinense da
Ciência Contábil, v. 12, n. 34, p. 40-52, 2013.
LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A.; BORBA, J. A.; BRASIL, M. L. A. V. Satisfação dos acadêmicos com
o curso de Ciências Contábeis: Um estudo em instituições de ensino superior privadas. Advances
in Scientific and Applied Accounting, v. 7, n. 3, p. 407-431, 2014.
LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A.; TERRES, J. C.; CAMOZZATO, E. S.; SEEMANN, J. S. Satisfação dos
alunos com o curso de Ciências Contábeis: Uma análise em diferentes Instituições de Ensino
Superior. Revista Ambiente Contábil, v. 10, n. 1, p. 293-307, 2018.
MAGALHÃES, R. L. R.; CUNHA, J. V. A.; COLARES, A. C. V. Qualidade do curso de Ciências Contábeis
na avaliação dos egressos. Revista de Informação Contábil, v. 7, n. 4, p. 35-54, 2013.
MATHIAS, L. R. G. M.; SERAFIM JUNIOR, V. S.; BESEN, F. G.; ARAÚJO, T. V. Percepção sobre qualidade
de ensino dos graduandos do curso de Ciências Contábeis da UNIOESTE – Universidade Estadual
do Oeste do Paraná. Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade, v. 6, n. 24, p. 107-121,
MÁZARO, A. L. Análise da qualidade de serviços educacionais do curso de Administração de uma
instituição de ensino superior privada: Aplicação da escala SERVQUAL. 2017. 102 f. Dissertação
(Mestrado em Gestão Organizacional) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional,
Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2017.
MEDEIROS, C. C.; TEIXEIRA, A. A influência dos atributos da qualidade do ensino para a retenção
de alunos de uma instituição de ensino federal. Revista Gestão Organizacional, v. 17, n. 1, p. 58-
, 2019.
MEDEIROS, C. F. Instrumentos para melhoria da qualidade em instituições de ensino superior.
85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação
em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
MILAN, G. S.; LARENTIS, F.; CORSO, A.; EBERLE, L.; LAZZARI, F.; DEONIR, T. Atributos de qualidade
dos serviços prestados por uma IES e os fatores que impactam na satisfação dos alunos do curso
de graduação em Administração. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 35, 2014, Rio de Janeiro/RJ. Anais […]. Rio de Janeiro:
ANPAD, 2014.
NEIVA, T. M. S. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem na promoção da qualidade
do ensino superior: Uma análise no curso de Medicina do campus UFS Lagarto. 2018. 172 f.
Dissertação (Mestrado Nacional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação em
Administração Pública, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.
PACHECO, I. J. D.; MESQUITA, J. M. C.; DIAS, A. T. Qualidade percebida e satisfação dos alunos da
rede federal de educação profissional e tecnológica. Revista Gestão & Tecnologia, v. 15, n. 2, p.
-28, 2015.
PASQUINI, E. S.; SANTOS, M.; PASCUAL, J. V. I; SUPPION, K.; TAMBOSI FILHO, E. Avaliação dos cursos
de ensino superior através da ótica discente de satisfação/insatisfação. Revista da Faculdade de
Administração e Economia, v.3, n. 2, p.147-165, 2012.
PELEIAS, I. R.; SILVA, G. P.; SEGRETI, J. B.; CHIROTTO, A. R. Evolução do ensino da contabilidade no
Brasil: Uma análise histórica. Revista Contabilidade & Finanças, v. 18, n. 1, p. 19-32, 2007.
PEREIRA, V. H.; OLIVEIRA, J. G.; CUNHA, J. V. A.; AVELINO, B. C. Desempenho passado como
fator determinante do desempenho futuro: Avaliação em um curso Stricto Sensu em Ciências
Contábeis. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, v. 21, n. 3, p. 439-458, 2018.
POFFO, G. D. Diagnóstico da qualidade em uma instituição de ensino superior: A percepção da
comunidade acadêmica. 2012. 323 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de
Pós-Graduação em Administração, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2012.
ROTHEN, J. C.; TAVARES, M. G. M.; SANTANA, A. C. M. O discurso da qualidade em periódicos
internacionais e nacionais: Uma análise crítica. Revista Educação em Questão, v. 51, n. 37, p.
-273, 2015.
SANTOS NETO, M. Adoção das IFRS e a relevância da informação contábil utilizando regressão
quantílica. 2017. 57 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Programa de Pós-
Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.
SILVA, I. A.; TOSS, J. T.; SILVA, I. A. ISO 9001:2008 – A gestão da qualidade em instituições de
ensino superior. Revista Global Manager Acadêmica, v. 6, n. 2, p. 448-458, 2017.
SILVA, M. A. V.; SILVA, M. P.; SILVA, P. Z. P.; SANTOS, R. R. Escala SERVQUAL e percepção de
qualidade de ensino dos discentes: Uma aplicação em um instituto federal de educação, ciência
e tecnologia. Revista UNIFAMMA, v. 17, n. 1, p. 1-23, 2018.
SILVA, S. M.; NEVES, S. M.; CARVALHO, H. D.; OLIVEIRA, C. H. Avaliação da qualidade em serviços:
Uma análise com relação à percepção dos discentes de uma instituição de ensino superior.
Revista Produção Online, v. 19, n. 2, p. 722-758, 2019.
SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. Qualidade no ensino de graduação: Concepções de docentes
pesquisadores. Avaliação, v. 22, n. 2, p. 316-331, 2017.
SOUZA, V. C. Qualidade na educação superior: Uma visão operacional do conceito. Avaliação, v.
, n. 2, p. 332-357, 2017.
SULTAN, P.; YIN WONG, H. Service quality in a higher education context: An integrated model.
Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, v. 24, n. 5, p. 755-784, 2012.
VENTURINI, J.; PEREIRA, B. A. D.; VIEIRA, K. M.; MILACH, F. Satisfação dos alunos do curso de
Ciências Contábeis da UNIFRA: Um estudo à luz das equações estruturais. In: CONGRESSO USP
CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 8, 2008, São Paulo/SP. Anais [...]. São Paulo: USP, 2008.
WALTER, S. A. Antecedentes da satisfação e da lealdade de alunos de uma instituição de ensino
superior. 2006. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação
em Administração, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2006.
WOJAHN, R. M.; RAMOS, S. P.; CARVALHO, L. C. Proposta de modelo para avaliação da satisfação
com a qualidade do ensino. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 11, n. 1, p. 1-23,
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.