A PERSISTENTE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NA AMÉRICA LATINA E A FALÁCIA DA ERRADICAÇÃO

Autores

  • Terçália Suassuna Vaz Lira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Dependência, Superexploração, Crise capitalista, Trabalho infantil, Erradicação

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma análise das determinações presentes na persistente exploração do trabalho infantil na América Latina. O estudo tem como centro de análise os elementos que configuram o trabalho infantil no cenário econômico e político latino-americano e o contexto atual de crise do capitalismo mundial e suas implicações, e na contramão do processo o discurso da erradicação do trabalho infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, resultado da tese de doutoramento. A problemática do trabalho infantil vem sendo tratada como uma das expressões mais cruéis da questão social e da violação de direitos humanos fundamentais, o que vem gerando indignação e alavancando um discurso cujo objetivo é a sua erradicação. Destaca que o legal por si só não garante a efetivação dos direitos, pois sua efetivação não está determinada unicamente por um arcabouço jurídico-institucional, mas encontra-se vinculada à ordem econômica e social determinada pela ordem do capital, e que no atual cenário de precarização do trabalho, aumento do desemprego e da pauperização crescente da classe trabalhadora, o discurso da erradicação do trabalho infantil na América Latina neste contexto é uma mera falácia.

Biografia do Autor

Terçália Suassuna Vaz Lira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Autor correspondente: Terçália Suassuna Vaz Lira – E-mail: tercalia_suassuna@hotmail.com

Referências

ANTUNES, Ricardo. O Sentido do Trabalho. Ensaios sobre a negação e a afirmação do trabalho. SP, Ed. Boitempo, 1999.

BAMBIRRA, Vânia. O Capitalismo dependente latino-americano. 2 ed. Florianopólis: Insular, 2013.

BARBOSA, Alexandre de Freitas; CARVALHO, Daniela Sampaio. O trabalho precário no mundo, na América Latina e no Brasil: Observatório Social. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2012.

BIANCHI, Álvaro. O desenvolvimento desigual e combinado: a construção do conceito. Blog Convergência. Disponível em: . Acesso em: 16 de novembro de 2015.

CARCANHOLO, Marcelo Dias e AMARAL, Marisa Silva. Acumulação capitalista e exército industrial de reserva: conteúdo da superexploração do trabalho nas economias dependentes. Revista de Economia, V. 34, n. especial, p. 163-181, Ed. UFPR, 2008.

CASTELO, R. O novo desenvolvimentismo e a decadência ideológica do estruturalismo latino americano. In: ______. (Org). Encruzilhada da América Latina do século XXI. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2010.

CHICAS, Juan Pablo Gallo. Estatísticas mostram extensão do trabalho infantil na América Latina. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Mundo>. Acesso em: 21 nov. 2012.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5. ed. São Paulo: Globo, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

IBGE. Censo 2010. Instituto Brasileira de Geografia e Estatística, Brasília, 2012. Disponível em: . Disponível em: 20 mar. 2012.

LÊNIN, Valdmir. Imperialismo: fase superior do capitalismo. São Paulo: Global, 1985.

MARINI, Ruy Mauro. El ciclo do capital em la economia dependente. In: OSVALD, Úrsula (cord). Mercado y dependência. Cidade do México. Nueva Imagem, 1979. P.37-55.

MARINI, Ruy Mauro. Sobre a dialética da dependência. Revista latinoamericana de Ciências Sociales. Flacso. Santiago de Chile, n. 5, Junho de 1973. Tradução Carlos Eduardo Martins, Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: .

MARX, Karl. O Capital (Livro I). 25. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MÉSZÁROS, Istiván. A crise estrutural do Capital. Tradução Francisco Raul Cornejo. 2 edição, São Paulo, Ed. Boitempo, 2011.

MOTA, A. E; AMARAL, A. S. do; PERUZZO, J. F. O Novo desenvolvimentismo e as políticas sociais na América Latina. In: MOTA, Ana Elizabete (Org.). Desenvolvimento e construção de hegemonia: crescimento econômico e reprodução da desigualdade. São Paulo: Cortez, 2012.

OIT. Relatório mundial “Crianças em trabalhos perigosos: o que sabemos, o que precisamos fazer”. 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2012.

TROTSKY, Leon. A Revolução Russa. São Paulo, Informação, 1989.

UNICEF. Situação Mundial da Infância/2009. Disponível em http: . Acesso em: 24 nov. 2012.

Arquivos adicionais

Publicado

31-08-2023

Como Citar

LIRA, T. S. V. A PERSISTENTE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NA AMÉRICA LATINA E A FALÁCIA DA ERRADICAÇÃO. QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 145–166, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/QUALITAS/article/view/2592. Acesso em: 27 abr. 2024.