APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE COMO MELHORIA DA PRODUÇÃO:
UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO
Keywords:
Controle estatístico de processo, Ferramentas da qualidade, Melhoria contínuaAbstract
As ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas com o objetivo de mensurar, definir, analisar e sugerir soluções para problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. As ferramentas são aplicadas nas organizações devido à sua capacidade de analisar causas dos problemas, permitindo maior produtividade e diminuição de perdas. Sendo assim, o controle da qualidade torna-se importante para atender as necessidades e expectativas dos clientes e para sobrevivência das empresas. Esta pesquisa objetivou descrever a aplicação de ferramentas de gestão da qualidade, analisando a aplicação destas e os resultados alcançados por meio de um estudo de caso. O problema de pesquisa foi: Como a aplicação das ferramentas da qualidade pode contribuir para detecção e resolução de problemas em uma microempresa do ramo alimentício? A aplicação de ferramentas da qualidade permite melhor controle contínuo do processo, melhor qualidade, menor custo, maior conhecimento dos pontos geradores de problemas, maior capacidade de produção e possibilidade de desenvolver um plano de ação para variações e melhoria contínua. O artigo propôs a realização de um estudo de caso em uma pequena empresa com a utilização das ferramentas de qualidade fluxograma, folha de verificação, Diagrama de Pareto, Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, 5 Porquês e elaborou-se um Plano de Ação no intuito de minimizar problemas detectados. Os fatores humanos influenciaram nas falhas de processo observadas. A pesquisa permitiu apresentar a facilidade e eficiência na utilização das ferramentas da qualidade para solução de problemas, podendo ser adotada por todas as organizações e em todos os níveis.
References
ANTUNES, Junico. Sistemas de Produção: conceitos e práticas para projetos e gestão da produção enxuta. 1. ed. Porto Alegre: Bookmann, 2008.
BLACK, S. A.; PORTER, L. J. Identification of the critical factos of TQM. Decision Sciences, 27, 1, p. 1-21, 1996.
CAMPOS, V. Falconi. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Falconi Editora, 2014.
CARVALHO, Marly Monteiro; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: Teoria e Casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
DEMING, William Edward. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990.
ISHIKAWA, K. Controle de qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus, 1993.
JURAN, J. M. Qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Cengage Learning, 1997.
LISBÔA, M. G. P; GODOY, L. P. Aplicação do método 5W2H no processo produtivo do produto: a joia. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 4, 7, p. 32-47, 2012.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. Ed. Compacta. São Paulo: Atlas, 2009.
MOURA, L. R. Qualidade simplesmente total: uma abordagem simples e prática da gestão da qualidade. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 1997.
MURPHY, William H. Small and Mid-Sized Enterprises (SMEs) Quality Management (QM) Research (1990–2014): A Revealing Look at QM’s Vital Role in Making SMEs Stronger. Journal of Small Business & Entrepreneurship, p. 1-16, 2016.
OHNO, T. O sistema Toyota de produção além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman, 1997.
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2 edição, 2010.
PEINADO, Jurandir; GRAEMI, Alexandre Reis. Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.
SARATHY, P. S. TQM practice in real-estate industry using AHP. Quality & Quantity, 47, 4, 2049-2063, 2013.
SELEME, Robson; STADLER, Humberto. Controle da qualidade: As ferramentas essenciais. Curitiba: Ibpex, 2008.
SLACK, N et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2015.
TALIB, F.; RAHMAN, Z.; QURESHI, M. The relationship between total quality management and quality performance in the service industry: a theoretical model. International Journal of Business, Management and Social Sciences, 1, 1, p. 113-128, 2010.
VALLE, José Angelo. 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
WERKEMA, M. C. C. As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Editora de desenvolvimento gerencial, 1995.
_____________. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Werkema editora Ltda, 2006.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos .4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 QUALITAS REVISTA ELETRÔNICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.