PROJETO DE VIDA DE ADOLESCENTES:
uma estratégia de intervenção para o serviço social na educação básica
Palavras-chave:
Projeto de Vida, Adolescente, EducaçãoResumo
vida de adolescentes enquanto uma possibilidade
de intervenção para o Serviço Social na Educação
Básica. Essa perspectiva se baseia em uma análise
crítica orientada pela teoria social marxista. Para
tanto, serão abordados os aspectos históricos e os
desafios à atuação do Serviço Social na Educação
Básica; a questão social no contexto escolar; as
particularidades da inserção do(a) assistente social
no Ensino Básico; a importância de se trabalhar o
projeto de vida com adolescentes em meio a um
lócus privilegiado de intervenção, que é a escola;
e o papel do(a) assistente social nesse processo.
Logo, faz-se necessário adentrar na problemática da
adolescência, bem como no papel da subjetividade
nas relações sociais e no cenário adverso da pandemia
do Coronavírus. Também se discorrerá acerca do
espaço sócio-ocupacional de realização do estágio
e o processo de aplicação do projeto de intervenção
junto dos adolescentes, sob a denominação “Qual
vai ser?”. Por fim, serão tecidas algumas conclusões
sobre a relevância da temática, a importância da
inserção profissional em escolas, os constantes
retrocessos desse campo no contexto brasileiro atual
e o acirramento da questão social.
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