EMPREENDEDORISMO SOCIAL E EMPODERAMENTO FEMININO: UM ESTUDO DE CASO DO PROJECT TRÊS NA ÍNDIA

Autores

  • Marcelle Ivie Costa Silva

Palavras-chave:

Empoderamento feminino, Empreendimento social, Índia

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo de caso do Project Três, empresa social fundada em 2016 por uma brasileira em Goa, Índia, que tem como objetivo o empoderamento feminino. Para tanto, realizamos uma pesquisa interdisciplinar e qualitativa, utilizando como ferramenta de pesquisa a revisão de fontes primárias e secundárias, além da pesquisa de campo e entrevistas. Os objetivos foram: 1) observar como o empoderamento feminino é encarado por esse empreendimento social naquele contexto ; 2) compreender as ferramentas que o projeto utiliza para alcançar seus propósitos; 3) avaliar em quais dimensões ocorreria o empoderamento das mulheres, observando os resultados concretos e simbólicos em suas vidas. Concluímos que o empoderamento é um processo multidimensional que pode ocorrer em diferentes ritmos, níveis e dimensões. Podemos afirmar que há um propósito de empoderamento em construção entre as mulheres do Project Três, coerente com a ideia declarada de empoderamento do projeto, o que pode ser confirmado pelos resultados atingidos até o momento. No entanto, como o empoderamento é um processo que, para algumas mulheres, pode demorar décadas para ocorrer em algumas dimensões específicas, pesquisas adicionais serão necessárias para uma avaliação mais precisa dos impactos de longo prazo do projeto.

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Publicado

2022-10-13

Edição

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Artigos