O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (PQLP) COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA E RECURSO DE FORTALECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO TIMOR-LESTE: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Palavras-chave:
PQLP, Cooperação Sul-Sul, Brasil, Timor Leste, Política Externa BrasileiraResumo
Este artigo visa discutir se o Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP) entre Brasil e Timor-Leste pode ser entendido como um instrumento de política externa brasileira que se utiliza dos preceitos da Cooperação Sul-Sul. Para isso, apoia-se em pesquisas documentais, i.e. editais do PQLP (2004-2013) e revisão bibliográfica. Conclui-se que o PQLP se comportou como um instrumento de política externa brasileira ao servir como um fator de aproximação entre os dois países, dentro de um de seus princípios norteadores, o de solidariedade internacional. Um olhar mais crítico, entretanto, permite inferir que a falta de planejamento do programa em sua fase inicial foi um obstáculo à adequada participação das contrapartes timorenses, podendo ser interpretada como uma deficiência nas ações do PQLP no que tange à Cooperação Sul-Sul, naquele primeiro momento.
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