COLONIZAÇÃO E SUBJUGAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: A TRAJETÓRIA NA AMÉRICA LATINA
Palavras-chave:
América Latina, Giro decolonial, Teoria da dependência, Colonização, Geopolítica do conhecimentoResumo
A América Latina ocupa uma posição de dependência e subjugação em relação aos países desenvolvidos do Norte global que remonta à sua colonização pelos europeus. Este artigo visa analisar a posição dependente da América em relação às potências do Norte, contrapondo às perspectivas teóricas tradicionais que buscam concretizar essa análise – modelos de etapas de crescimento, teoria da dependência e teoria da modernização – com a linha de pesquisa decolonial do campo das Relações Internacionais. Em seguida, busca-se discorrer a trajetória do debate acadêmico sobre a dependência dos Estados do Sul e a evolução conceitual que os caracterizava. Além disso, é questionada a possibilidade de mudança do status quo da região com base na história da sua colonização e nas particularidades da sua trajetória. Por fim, levando em conta a discussão sobre essa dependência ao longo do século XX, o artigo busca analisar a dependência epistemológica acadêmica dos países do Sul em relação às potências e como isso impacta a produção de conhecimento nas Relações Internacionais.
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