BANCO MUNDIAL E UNICEF NA DISCUSSÃO DA POLÍTICA GLOBAL DE EDUCAÇÃO: COMO ESSAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS CONQUISTARAM RELEVÂNCIA NO DEBATE EDUCACIONAL?

Autores

  • Vivian Duarte Couto Fernandes
  • Gilberto José Miranda

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar a influência do Banco Mundial e do UNICEF na promoção de uma política global de educação. O construtivismo (Finnemore, 1996) como base teórica permitiu avaliar como atores internacionais transformam interesses e geram normas, influenciando o comportamento dos Estados nacionais. É debatida a dimensão supranacional em que regras de políticas educacionais atuam para além das relações entre Estados. O Banco Mundial, via oferta de crédito, ampliou sua influência nas decisões políticas dos países e institucionalizou sua agenda política, econômica, social e intelectual para os mesmos. O UNICEF desenvolveu importante papel humanitário no desenvolvimento e promoção dos direitos das crianças e das mulheres, mas questiona-se a eficácia operacional de suas atividades. O propósito da educação para o Banco Mundial é técnica: treinar habilidades de valor prático com valor econômico, enquanto para o UNICEF, o propósito é cultural: despertar a identidade e o caráter com valor político.

Referências

BANCO MUNDIAL. (2010). Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: próximos passos. Washington, D.C.: Banco Mundial. (Relatório técnico).

BANCO MUNDIAL. (2016). Relatório anual de 2016. Washington, D.C.: Banco Mundial. (Relatório técnico).

BARACUHY, Braz. (2006). A crise da Liga das Nações de 1926: realismo neoclássico, multilateralismo e a natureza da política externa brasileira. Contexto Internacional, 28 (2): 355-397. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292006000200002.

BARBOSA FILHO, Fernando de Holanda; PESSÔA, Samuel de Abreu. (2010). Educação e crescimento: o que a evidência empírica e teórica mostra? EconomiA, 11 (2): 265-303.

BARCELOS, Márcio; RODRIGUES, Marcio Silva. (2018). Concepções de política pública e práticas discursivas: Uma análise sobre as políticas para a Educação Superior nos Governos Lula (2003-2010). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 25 (123): 1-23. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.25.

BARRERA-OSORIO, Felipe; PATRINOS, Harry Anthony; FASIH, Tazeen. (2009). Decentralized Decision-Making in Schools. Washington, D.C.: World Bank.

Becker, Gary S. (1964) Human Capital: A Theoretical and Empirical Analysis with Special Reference to Education. 3rd Edition, The University of Chicago Press, Chicago.

BENDRATH, Eduard Angelo; GOMES, Alberto Albuquerque. (2011). Educação e Economia: a (re) construção histórica a partir do pós-guerra. HISTEDBR On-line, 44: 92-106.

BERNUSSI, Mariana Medeiros. (2014). Instituições Internacionais e Educação: a agenda do Banco Mundial e do Education for All no caso brasileiro. Dissertação de Mestrado, apresentada à Universidade de São Paulo (Orientadora: Profa. Dra. Adriana Schor).

BRUNS, Barbara; LUQUE, Javier. (2015). Great Teachers: How to Raise Student Learning in Latin America and the Caribbean. Washington, D.C.: Latin American Development Forum, World Bank Group, . https://doi.org/10.1596/978-1-4648-0151-8

CHANDLER, David. (2004). Constructing Global Civil Society: Morality and Power in International Relations. Londres: Palgrave Macmillan. http://dx.doi.org/10.1057/9780230005846.

COX, Robert. (1968). Education for development. International Organization, 22 (1): 310-331. http://dx.doi.org/10.1017/S0020818300013588.

DECKER, Aline; EVANGELISTA, Olinda. (2019). Educação na lógica do Banco Mundial: formação para a Sociedade Capitalista. Roteiro, 44 (3): 1-24. http://dx.doi.org/10.18593/r.v44i3.23206.

FINNEMORE, Martha. (1996). International Interests in International Society. London: Cornell University Press. http://dx.doi.org/10.7591/9781501707384.

FULLGRAF, Jodete Bayer Gomes. (2007). O UNICEF e a política de educação infantil no governo Lula. Dissertação de Mestrado, apresentada à PUC (Orientadora: Profa. Dra. Maria Machado Malta Campos).

HEYNEMAN, Stephen Paul. (2003). The history and problems in the making of education policy at the World Bank 1960-2000. International Journal of Education Development, 23: 315-337. http://dx.doi.org/10.1016/S0738-0593(02)00053-6.

HERZ, Mônica; HOFFMAN, Andrea Ribeiro. (2004). Organizações Internacionais: histórias e práticas. São Paulo: Campus.

JONES, Phillip. (2006). Elusive mandate: UNICEF and educational development. International Journal of Educational Development, 26: 591-604. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijedudev.2006.02.003.

KING, Kenneth. (2007). Multilateral agencies in the construction of the global agenda on education. Comparative Education, 43 (3): 377-391. http://dx.doi.org/10.1080/03050060701556331.

LEMOS, Flávia Cristina Silveira. et al. (2017). UNICEF, infância, educação e práticas de proteção de direitos no Brasil. Revista de Ciências Humanas, 51 (2): 388-404. http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2017v51n2p388.

MENASHY, Francine; READ, Robyn. (2016). Knowledge banking in global education policy: a bibliometric analysis of World Bank publications on public-private partnerships. Education Policy Analysis Archives, 24: 95. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.24.2523.

MINCER, Jacob (1958). Investment in Human Capital and Personal Income Distribution. Journal of Political Economy, 66 (4): 281-302. http://dx.doi.org/10.1086/258055.

MINCER, Jacob (1974). Schooling, Experience, and Earnings. Cambridge (USA): National Bureau of Economic Research.

MINGST, Karen. (2009). Princípios de relações internacionais. São Paulo: Campus.

MITCHELL, Douglas E.; MITCHELL, Ross E. (2003). The Political Economy of Education Policy: The Case of Class Size Reduction. Peabody Journal of Education, 78 (4): 120-152. https://doi.org/10.1207/S15327930PJE7804_07

MOTA JÚNIOR, William Pessoa; MAUÉS, Olgaíses Cabral. (2014). O Banco Mundial e as políticas educacionais brasileiras. Educação e Realidade, 39 (4): 1137-1152. http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000400010.

MOTA JÚNIOR, William Pessoa. (2019). O Banco Mundial e a contrarreforma da educação superior brasileira no governo Lula da Silva (2003-2010). Avaliação, 24 (1): 213-233. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-407720190001000012.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. (2009). Política Educacional e Regulação no Contexto Latino-Americano: Argentina, Brasil e Chile. Linhas Críticas, 15 (28): 45-62. http://dx.doi.org/10.26512/lc.v15i28.3520.

ONUF, N. (1998). Constructivism: a User’s Manual. In KUBÁLKOVÁ, Vendulka; ONUF, Nicholas; KOWERT, Paul. (ed.). International Relations in a Constructed World. New York: M. E. Sharpe, Inc., 59-78.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. (2020). Banco Mundial. Disponível em: [https://nacoesunidas.org/agencia/bancomundial/]. Acesso: 10/03/2020.

PEREIRA, João Márcio Mendes. (2014). Banco Mundial: dos bastidores aos 50 anos de Bretton Woods (1942-1994). Topoi, 15 (29): 527-564. http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X015029006.

PETERS, Susan. (2007). “Education for All?” A historical analysis of international inclusive education policy and individuals with disabilities. Journal of Disability Policy Studies, 18 (2): 98-108. http://dx.doi.org/10.1177/10442073070180020601.

PINHEIRO, Letícia; BESHARA, Gregory. (2011). Política externa e educação: confluências e perspectivas no marco da integração regional. In PINHEIRO, Letícia; MILANI, Carlos. (ed.). Política externa brasileira: a política das práticas e a prática das políticas. Rio de Janeiro: FGV.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNUD. (2017). Os 8 Objetivos do Milênio (ODM). Disponível em: [http://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/post-2015.html]. Acesso: 15/04/2018.

SCHULTZ, Theodore. (1964). O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

SPELLER, Paulo; ROBL, Fabiane; MENEGHEL, Stela Maria. (ed.). (2012). Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década 2011-2020. Brasília: UNESCO, CNE, MEC.

UNITED NATIONS. (1974). Declaration on the Establishment of a New International Economic Order. Nova Iorque: Un Documents. (Relatório técnico).

UNESCO. (1998). Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. Paris: Unesco. (Relatório técnico).

UNICEF. (2003). Maurice Pate biography. Disponível em: [Maurice Pate biography | About UNICEF | UNICEF]. Acesso: 15/04/2020.

UNICEF. (2003a). Henry R. Labouisse biography. Disponível em: [https://sites.unicef.org/about/who/index_bio_labouisse.html]. Acesso: 15/04/2020.

UNICEF. (2003b). James P. Grant biography. Disponível em: [https://sites.unicef.org/about/who/index_bio_grant.html]. Acesso: 15/04/2020.

UNICEF. (2003c). Carol Bellamy biography. Disponível em: [https://sites.unicef.org/about/who/index_bio_bellamy.html]. Acesso: 15/04/2020.

UNICEF. (2010). Ann M. Veneman biography. Disponível em: [https://sites.unicef.org/about/who/index_53479.html]. Acesso: 15/04/2020.

UNICEF. (2018). Anthony Lake biography. Disponível em: [https://sites.unicef.org/about/who/media_53427.html]. Acesso: 15/04/2020.

UNICEF. (2018a). Henrietta H. Fore biography. Disponível em: [https://sites.unicef.org/about/who/media_102364.html]. Acesso: 15/04/2020.

UNICEF. (2019). Annual Report 2018. Nova Iorque: Unicef. (Relatório técnico). Disponível em: [https://www.unicef.org/media/55486/file/UNICEF-annual-report-2018%20revised%201.pdf]. Acesso: 15/04/2018.

VERGER, Antoni; NOVELLI, Mario; ALTINYELKEN, Hulya Kosar. (2012). Global Education Policy and International Development: an Introductory Framework. In VERGER, Antoni; NOVELLI, Mario; ALTINYELKEN, Hulya K. (ed.). Global Education Policy and International Development: New Agendas, Issues and Policies. London: Bloomsbury.

WENDT, Alexander. (1992). Anarchy is what States make of it: the social construction of power politics. International Organizations, 46 (2): 391-425. http://dx.doi.org/10.1017/S0020818300027764.

WORLD BANK. (1974). Education: Sector Working Paper. Washington, D.C.: World Bank. (Technical report).

WORLD BANK. (1994). Higher Education: The Lessons of Experience. Development in Practice. Washington, D.C.: The World Bank. (Technical report).

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Artigos