A LIDERANÇA DO BRASIL NA CPLP

UMA ANÁLISE A PARTIR DA COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/252935.14.1-5

Palavras-chave:

Cooperação Internacional, Ciência e Tecnologia, CPLP

Resumo

Este trabalho busca analisar como a cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (C&T-ES) pode ser utilizada como mecanismo auxiliar de crescimento, dando aos países membros da CPLP a oportunidade de desenvolver-se por meio da capacitação de recursos humanos, transferências de conhecimento científico e tecnologias. A pesquisa tem como pergunta de partida: quais os fatores que influenciam os avanços e retrocessos da cooperação internacional em C&T-ES entre os países da CPLP? A partir dessa questão, analisa-se o papel do Brasil como agente propulsor desta cooperação. Para tal, discutem-se as estratégias adotadas pelo governo brasileiro que contribuíram para o fomento da cooperação em C&T-ES no seio da CPLP e a adoção de práticas que levaram a um retrocesso nesse mesmo âmbito. Para a consecução do objetivo proposto, utilizou-se a revisão bibliográfica e documental, além de entrevistas com funcionários do governo brasileiro e da CPLP. Concluiu-se que o comportamento do Brasil dentro da CPLP é de cunho realista. O país age de acordo com o interesse nacional, utilizando a plataforma multilateral quando lhes convém, sem existir uma real visão estratégica por parte da Comunidade.

Biografia do Autor

Caroline Burity, UFPB

Possui Graduação em Direito e Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. 

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Publicado

2023-07-05

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Artigos