A LIDERANÇA DO BRASIL NA CPLP
UMA ANÁLISE A PARTIR DA COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.29327/252935.14.1-5Palavras-chave:
Cooperação Internacional, Ciência e Tecnologia, CPLPResumo
Este trabalho busca analisar como a cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (C&T-ES) pode ser utilizada como mecanismo auxiliar de crescimento, dando aos países membros da CPLP a oportunidade de desenvolver-se por meio da capacitação de recursos humanos, transferências de conhecimento científico e tecnologias. A pesquisa tem como pergunta de partida: quais os fatores que influenciam os avanços e retrocessos da cooperação internacional em C&T-ES entre os países da CPLP? A partir dessa questão, analisa-se o papel do Brasil como agente propulsor desta cooperação. Para tal, discutem-se as estratégias adotadas pelo governo brasileiro que contribuíram para o fomento da cooperação em C&T-ES no seio da CPLP e a adoção de práticas que levaram a um retrocesso nesse mesmo âmbito. Para a consecução do objetivo proposto, utilizou-se a revisão bibliográfica e documental, além de entrevistas com funcionários do governo brasileiro e da CPLP. Concluiu-se que o comportamento do Brasil dentro da CPLP é de cunho realista. O país age de acordo com o interesse nacional, utilizando a plataforma multilateral quando lhes convém, sem existir uma real visão estratégica por parte da Comunidade.
Referências
AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO. (2017). Pesquisa de Projetos. Disponível em [http://www.abc.gov.br/Projetos/pesquisa]. Acesso: 20/02/2017.
AMBRÓSIO, Alessandra Cristiane. (2017). Depoimento oral. Entrevistador: Caroline Burity. Brasília.
BEZERRA, Agnes Francisca Duarte. (2013). Internacionalização da Educação Superior no Mercosul: novas tendências nas Universidades Públicas de Brasil e Argentina. In XIII Coloquio de Gestión Universitaria en Américas. Buenos Aires:FRBA; 30 de novembro de 2013. Disponível em [Internacionalização da educação superior e o desafio da avaliação para o desempenho de qualidade nos cursos de pós-graduação no mercosul (ufsc.br)] Acesso:28/06/2016.
CABRAL, Arlinda Manuela dos Santos. (2017). Depoimento Oral (mar. 2017). Entrevistador: Caroline Burity. Lisboa.
CENERINO, Alessandra; HIDALGO DA SILVA, Osvaldo. (2008). A Cooperação Internacional e o Processo de Internacionalização das Universidades Estaduais do Paraná. In XXXII Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro: 6 de setembro de 2008.
COELIN, Saulo Arantes. (2008). O Brasil na CPLP: uma modalidade de cooperação Sul-Sul. Ministério das Relações Exteriores. Disponível em: [http://dc.itamaraty.gov.br/ imagens-e-textos/CPLP-Port-4.pdf]. Acesso:13/11/2016.
COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. (2014) Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. Disponível em: [- X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP (ponto 11), Díli, 23 de Julho de 2014 - II Reunião Extraordinária de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a CPLP (ponto 7), Maputo, 20 de Junho de 2013 - IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP (alínea xiv) do ponto 9), Maputo, 20 de Julho de 2012 - V Reunião dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP (ponto 6), Luanda, 12 de Junho de 2012 (rcc.gov.pt)]. Acesso: 12/03/2017
DIÓGENES, Camila Gomes; AGUIAR, José reginaldo. (2013). UNILAB: caminhos e desafios acadêmicos da cooperação Sul-Sul/Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção: UNILAB.
IPEA; ABC. (2016) Cooperação brasileira para o desenvolvimento internacional: 2011-2013. Brasília: Ipea/ ABC.
LIMA, Paulo André Moraes de. (2017). Depoimento oral. Entrevistador: Caroline Burity. Brasília.
LOURENÇO, Paulo. (2015). De que falamos quando falamos de lusofonia ou a CPLP como mitologia política. Occasional Paper, 59 (2): 29-49. Disponível em: [http://www.ipri.pt/publicacoes/working_paper/working_paper.php?idp=868]. Acesso: 31/03/2015.
MARQUES, Joseph C. (2012). International Relations in Portuguese: Brazil and the CPLP. In Brazilian Studies Association University of Illinois. Illinois: Champaign Urbana; 9 de setembro de 2012. Disponível em: [http://www.brasa.org/ wordpress /Documents/BRASA_XI/Joseph-Marques.pdf] . Acesso: 05/06/2016. Palestra.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2014). A democratização e expansão da educação superior no país 2003 –2014. Disponível em [http://portal.mec.gov.br/index.php?option=comdocman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu20032014&Itemid=30192] . Acesso:28/06/2017.
MENDONÇA JR., Wilson; FARIA, Carlos Aurélio Pimenta de. (2015) A cooperação técnica do Brasil com a África: comparando os governos Fernando Henrique Cardoso (1995–2002) e Lula da Silva (2003–2010). Revista Brasileira de Política Internacional, 58 (1): 5-22.
MILANI, Carlos; CONCEIÇÃO, Francisco Carlos da; M’BUNDE, Timóteo Saba. (2016). Cooperação Sul-Sul em Educação e Relações Brasil-PALOP. Caderno CrH, 29 (76): 13-32.
MIYAMOTO, Shiguenoli. (2011). A política externa brasileira para a África no início do novo século: interesses e motivações. In XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Salvador: UFBA; 10 de agosto de 2011.
PINHO, Carlos E. S. (2013). Cooperación Sur-Sur para el Desarrollo: Las Relaciones Brasil-África en la Promoción de las Políticas Públicas (2003-2012). América Latina Hoy, 63 (1): 91-112.
PUENTE, Carlos Alfonso Iglesias. (2010) A cooperação técnica horizontal brasileira como instrumento de política externa: a evolução da cooperação técnica com países em desenvolvimento no período 1995-2005. Brasília: FUNAG.
SANTOS, Fabiana Almeida dos. (2014). Formação de professores no contexto da (re)introdução da língua portuguesa em Timor-Leste: da polêmica às ações táticas. Dissertação de Mestrado, apresentada ao Instituto de Letras e Comunicação da UFPA (Orientador: Prof. Dr. Thomas Massao Fairchild).
STOLTE, Christina. (2012). Brazil in Africa: Just Another BRICS Country Seeking Resources? Africa Programme and Americas Programm. Disponível em: [http://w ww.chathamhouse.org/publications/papers/view/186957]. Acesso 15/03/2015.