EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS RURAIS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.29327/2293200.14.2-5Resumo
Reconhece-se que a Educação no Brasil evoluiu em muitos aspectos, mas é inegável também que ela ainda padece com muitos problemas e que a zona rural é aquela que mais sofre com a desestruturação da escola pública. Tudo isso se torna ainda mais preocupante quando se leva em consideração a constituição de uma identidade para escola do campo, que, atualmente vê-se num dilema entre as tendências tradicionais de ensino e as novas concepções sociopolíticas da contemporaneidade. Neste sentido, o presente artigo objetiva trazer reflexões acerca da educação em contextos ruais na Amazônia Brasileira. A investigação orientou-se no paradigma qualitativo exploratório, através de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados revelam certo distanciamento entre o discurso, teorias e ações no campo das políticas educacionais no Brasil. As questões que norteiam o debate sobre Educação do Campo não têm ecoado de forma significativa no seio das comunidades na Amazônia Brasileira, assim como há uma extrema necessidade de fomento de políticas públicas na formação continuada de professores, estrutura física adequada, material didático específico, entre outras ações para o bom desempenho de uma educação de qualidade.
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