DIPLOMACIA PÚBLICA E NATION-BRANDING: A PARTICIPAÇÃO DE ISRAEL NO FESTIVAL EUROVISÃO DA CANÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE LIMPEZA DE IMAGEM DIANTE DA INVASÃO À FAIXA DE GAZA (2023-2024)

THE USE OF ART AS A STRATEGY FOR ISRAELI IMAGE CLEANING AND MEDIA REDIRECTING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2293200.15.2-10

Palavras-chave:

Israel, Nation-branding, Festival Eurovisão da Canção

Resumo

O presente estudo de caso tem por objetivo examinar o modo como Israel utilizou-se da edição de 2024 do Festival Eurovisão da Canção (FEC), como um mecanismo de limpeza de reputação e construção de imagem no plano internacional, frente à Invasão à Faixa de Gaza, iniciada em 2023. Dessa maneira, o trabalho possui como objetivos específicos: (1) apresentar a conceituação de nation-branding e como essa estratégia tem auxiliado os Estados a corrigir suas reputações; (2) expor o que é a Brand Israel e como a arte e cultura desempenham funções de extrema relevância para a diplomacia pública israelense; e, por fim, (3) analisar a atuação de Israel na edição de 2024 e as repercussões na mídia e/ou dentre os outros participantes. Portanto, a pergunta-problema pode ser caracterizada como: de que maneira a participação do Estado de Israel no Eurovisão 2024 pode beneficiar a imagem israelense no plano internacional em paralelo à nova onda de ataques contra o povo palestino, iniciada em 2023? Conclui-se que, apesar de Israel buscar promover elementos identitários e políticos para o Ocidente através do FEC 2024 (nation-branding), uma onda de críticas e chamadas de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) levantaram-se como forma de retaliação.

Biografia do Autor

Maiko Jhonata de Araújo Gomes, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba; Bacharel em Relações Internacionais pela mesma instituição de ensino; Graduando em Licenciatura Letras- Inglês, pela Universidade Estácio de Sá.

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2024-09-01

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Artigos