MÍDIA, OPINIÃO PÚBLICA E PEB: UMA ANÁLISE DO GOVERNO DE DILMA ROUSSEFF

Autores

  • Thais Cirino UEPB

Palavras-chave:

mídia, comunicação, política, relações internacionais, diplomacia, dilma rousseff

Resumo

Este artigo visa analisar a utilização de recursos midiáticos com fins de política externa durante o governo de Dilma Rousseff (2011-2016), a partir de mudanças implementadas pelo governo brasileiro na comunicação com o público estrangeiro. Com este fim, ele relaciona os conceitos de diplomacia midiática e de opinião pública, de Gilboa (1987), Baena (2007), Valente (2007), Camargo (2011), Burity (2012) e Nogueira (2016), com as práticas adotadas pela gestão durante este período. Também são verificados dados e informações disponíveis nos canais de comunicação do Governo Federal, quais sejam, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE/Itamaraty), a fim de identificar investimentos para a adoção destas práticas. Foram também incorporados dados levantados por agências de publicidade, referentes às percepções da imagem do Brasil no exterior, ainda que este não seja o foco central do artigo, mas que se justifica pela contribuição que informações desta natureza implicam nas tomadas de decisão por parte dos governos.

DOI: https://doi.org/10.29327/252935.13.1-10

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Publicado

2022-08-02