INTRODUZINDO PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA:

A QUEBRA DO SILÊNCIO

Autores

  • Marília Costa UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Cláudio Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Leitura em Matemática, Oralidade e Comunicação Matemática, Educação Matemática

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso de graduação cujo objetivo geral foi analisar como práticas de
leitura e escrita podem auxiliar na aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental, em particular na Geometria.
Para isso, apresentamos uma discussão teórica que demonstra o quanto práticas de leitura e escrita ainda são raras nas aulas de
matemática, muito marcadas pelo excesso de cálculos e fórmulas, como assegura Fonseca e Cardoso (2009). A importância de haver
situações onde a comunicação nas aulas de matemática seja incentivada é ressaltada nesse trabalho à luz de autores como Smole e
Diniz (2001) e Cândido (2001). A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, organizada em quatro etapas distintas: a aplicação de um
questionário, seguida de três atividades de intervenção numa turma de 6º ano de uma escola pública localizada no município de
Sertânia, Pernambuco. Os resultados obtidos na análise dos dados sugerem que atividades que incentivam a leitura e a escrita nas
aulas de matemática podem contribuir de forma positiva com a comunicação e a criatividade em sala de aula, promover uma maior
autonomia e motivação do aluno no processo de ensino-aprendizagem, assim como melhorar a relação entre professor e aluno.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais – Ensino fundamental– Língua

Portuguesa. Brasília: SEF/MEC, 1999.

BODGAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos.

Porto: porto Editora, 1994.

CÂNDIDO, Patrícia. T. Comunicação em Matemática. In: SMOLE, Kátia Stocco e DINIZ, Maria Ignez (orgs.).

Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed,

CHAUÍ, M. Convite a filosofia. 12.ed.. 2ª impressão. São Paulo: Ática, 2000.

FONSECA, M. C. F. R.; CARDOSO, C. A. Educação Matemática e letramento: textos para ensinar Matemática,

Matemática para ler o texto. In: Adair Mendes Nacarato; Celi Espasandin Lopes. (Org.). Escritas e Leituras

na Educação Matemática.1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, p.63-76, 2009.

GRANDO, Regina Célia. A escrita e a oralidade matemática na Educação Infantil: articulações entre o

registro das crianças e o registro de práticas dos professores. In: NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi

Espasandin. (Org.) . Indagações , reflexões e práticas em leituras e escritas na Educação Matemática – 1

ed. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de

Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitura: Aspectos cognitivos da Leitura. 9 ed. Campinas, SP: Pontes, ,2004.

LUVISON, Cidinéia da Costa. Leitura e escrita de diferentes gêneros textuais: inter-relação possível nas aulas

de Matemática. In: NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandin. (Org.) . Indagações , reflexões e

práticas em leituras e escritas na Educação Matemática – 1 ed. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2013.

MACHADO, N. J. Epistemologia e Didática. São Paulo: Cortez, 1995.

MAROCCI, Lia Marques e NACARATO, Adair Mendes. Gêneros textuais nas aulas de matemática:

ferramentas para a comunicação e a elaboração conceitual. In: Adair Mendes Nacarato; Celi Espasandin

Lopes. (Orgs.). Indagações, reflexões e práticas em leituras e escritas na Educação Matemática. 1 ed.

Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 83 a 106, 2013.

SMOLE, Kátia Stocco e DINIZ, Maria Ignez (orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas

para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998.

ZUCHI, Ivanete. A importância da linguagem no ensino de matemática. Educação Matemática em Revista,

n.16, p. 49-55, ano 11, 2004.

Downloads

Publicado

2022-05-02