INTRODUZINDO PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA:
A QUEBRA DO SILÊNCIO
Palavras-chave:
Leitura em Matemática, Oralidade e Comunicação Matemática, Educação MatemáticaResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso de graduação cujo objetivo geral foi analisar como práticas de
leitura e escrita podem auxiliar na aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental, em particular na Geometria.
Para isso, apresentamos uma discussão teórica que demonstra o quanto práticas de leitura e escrita ainda são raras nas aulas de
matemática, muito marcadas pelo excesso de cálculos e fórmulas, como assegura Fonseca e Cardoso (2009). A importância de haver
situações onde a comunicação nas aulas de matemática seja incentivada é ressaltada nesse trabalho à luz de autores como Smole e
Diniz (2001) e Cândido (2001). A pesquisa realizada foi do tipo qualitativa, organizada em quatro etapas distintas: a aplicação de um
questionário, seguida de três atividades de intervenção numa turma de 6º ano de uma escola pública localizada no município de
Sertânia, Pernambuco. Os resultados obtidos na análise dos dados sugerem que atividades que incentivam a leitura e a escrita nas
aulas de matemática podem contribuir de forma positiva com a comunicação e a criatividade em sala de aula, promover uma maior
autonomia e motivação do aluno no processo de ensino-aprendizagem, assim como melhorar a relação entre professor e aluno.
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