EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Meiri Cardoso UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Juliana Lança UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Valdeci Araújo UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Eliza Nantes UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Matemática, Resolução de Problemas, Plano de Trabalho Docente

Resumo

O presente artigo possui como objetivo relatar a aplicação de uma atividade com a temática educação financeira, por meio de uma
pesquisa qualitativa. O lócus foi uma escola privada localizada no Norte do Paraná, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
A atividade foi realizada em duas etapas: atividade em sala de aula e visita ao supermercado. Durante as etapas foi necessário
que os alunos utilizassem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A finalidade foi incentivar e desenvolver nos alunos
uma aproximação com o mercado financeiro, com o sistema monetário e com a taxa de inflação, fazendo com que eles pudessem
compreender, através de atividades práticas, a importância que a educação financeira possui no cotidiano das pessoas. Após
seu término, concluímos que a intersecção entre a teoria e a prática, na qual os alunos vivenciaram situações reais, auxiliou na
apropriação de conceitos trabalhados em sala de aula.

Biografia do Autor

Meiri Cardoso, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Ciências da Educação. Mestre em Ensino de Matemática. Colégio Positivo Santa Maria.

Juliana Lança, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Educação. Universidade Estadual de Londrina.

Valdeci Araújo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagem e suas Tecnologias. Unopar.

Eliza Nantes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem. Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação e em Letras Vernáculas e Clássicas. Docente do
Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Pitágoras Unopar.

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Publicado

2022-05-02