EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação Financeira, Educação Matemática, Resolução de Problemas, Plano de Trabalho DocenteResumo
O presente artigo possui como objetivo relatar a aplicação de uma atividade com a temática educação financeira, por meio de uma
pesquisa qualitativa. O lócus foi uma escola privada localizada no Norte do Paraná, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
A atividade foi realizada em duas etapas: atividade em sala de aula e visita ao supermercado. Durante as etapas foi necessário
que os alunos utilizassem Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A finalidade foi incentivar e desenvolver nos alunos
uma aproximação com o mercado financeiro, com o sistema monetário e com a taxa de inflação, fazendo com que eles pudessem
compreender, através de atividades práticas, a importância que a educação financeira possui no cotidiano das pessoas. Após
seu término, concluímos que a intersecção entre a teoria e a prática, na qual os alunos vivenciaram situações reais, auxiliou na
apropriação de conceitos trabalhados em sala de aula.
Referências
ALLEVATO, N.S.G. Trabalhar através da resolução de problemas: possibilidades em dois diferentes contextos.
Santa Maria: VIDYA, v. 34, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.periodicos.unifra.br/
index.php/VIDYA/article/view/26. Acesso em: 01 Abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC: Brasília, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_
site.pdf . Acesso em: 01 abr.2020.
__________. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação
nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 04 abr. 2020.
CERBASI, Gustavo. Casais inteligentes enriquecem juntos. São Paulo: Editora Gente, 2004.
D’AQUINO, C. Educação financeira: como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
DOMINGOS, R. Dicas de educação financeira de pais para filhos. São Paulo: DSOP, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GASPARIN, J.L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos do trabalho
docente. Revista Brasileira de Educação. 1998.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para
ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.
MAXWELL, G. Qual será o impacto da Educação Financeira nas Escolas? Mundo Financeiro. 2019. Disponível
em: https://www.mundofinanceiro.com.br/educacao-financeira-nas-escolas/. Acesso em 08 set. 2020.
MICHAELSEN, Larry K. Os elementos essenciais da aprendizagem em equipe. 2008. Disponível em: https://
onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tl.330. Acesso em 05 abr.2020.
MODERNELL, A. Quero ser rico. Brasília, DF: Mais Ativos Educação Financeira, 2011.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, uso e possibilidades. Cadernos de pesquisa em
administração. São Paulo. V. 1, nº 3, 2ºsem. 1996
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2010.
ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-OCDE. Recommendation
on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. OCDE, 2005. Disponível
em: https://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf. Acesso em: 01 abr. 2020.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa.
Curitiba: SEED, 2008.
_________. Secretaria de Estado da Educação. Currículo da Rede Estadual Paranaense. Matemática. Curitiba:
SEED, 2019. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/crep_2020/matematica_
curriculo_rede_estadual_paranaense_diagramado.pdf. Acesso em: 26 abr. 2020.
PREGARDIER, A. P. M. Educação financeira: jogos para sala de aula: uma abordagem lúdico-vivencial
de formação de hábitos. Porto Alegre: AGE, 2015.
SALOMÃO, Hérica Aparecida. e MARTINI, Marilaine. A importância do lúdico na educação infantil:
enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. 2007. Disponível em http:// www.psicologia.
com.br. Acesso em 01 abr, 2020.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.