COMPREENSÕES SOBRE CÁLCULO MENTAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Vanessa de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Matemática, Ensino Fundamental

Resumo

a 2017 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade XX. O objetivo da
pesquisa foi investigar a compreensão acerca do Cálculo Mental expressa por professores que ensinam
matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvida qualitativamente, com abordagem
fenomenológica, a pesquisa expressa a vivência, por meio de um curso de extensão, com um grupo de
professores da Secretaria Municipal de Educação de XX. A investigação revelou que, para os participantes
do curso, o Cálculo Mental se mostra como possibilidade ou modos de resolução de tarefas; relevante à
prática da sala de aula e relevante para explicitar estratégias de solução de tarefas. Tais compreensões nos
dão abertura para pensar as aulas de matemática desse nível de escolarização para além da memorização de
técnicas e procedimentos.

Biografia do Autor

Vanessa de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Educação Matemática-UNESP-Rio Claro.

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Publicado

2022-05-02