COMPREENSÕES SOBRE CÁLCULO MENTAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino de Matemática, Ensino FundamentalResumo
a 2017 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade XX. O objetivo da
pesquisa foi investigar a compreensão acerca do Cálculo Mental expressa por professores que ensinam
matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolvida qualitativamente, com abordagem
fenomenológica, a pesquisa expressa a vivência, por meio de um curso de extensão, com um grupo de
professores da Secretaria Municipal de Educação de XX. A investigação revelou que, para os participantes
do curso, o Cálculo Mental se mostra como possibilidade ou modos de resolução de tarefas; relevante à
prática da sala de aula e relevante para explicitar estratégias de solução de tarefas. Tais compreensões nos
dão abertura para pensar as aulas de matemática desse nível de escolarização para além da memorização de
técnicas e procedimentos.
Referências
BAGNE, J.; NACARATO, A. M. A prática do diálogo em sala de aula: uma condição para a elaboração conceitual
matemática dos alunos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.20, n. 2, p.186-214, jul./dez. 2012.
Disponível em:< https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3026>. Acesso em: 24 nov. 2016.
BARICCATTI, K. H. G. As relações entre as estratégias de resolução de cálculos mentais e escritos e os níveis de
construção das operações aritméticas. 2010. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual
de Campinas – Faculdade de Educação, 2010. Disponível em:< http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/
document/?code=000767934&fd=y>. Acesso em: 06 dez. 2016.
BICUDO, M. A. V. A formação do professor: um olhar fenomenológico. In: BICUDO,
M. A. V. (Org.). Formação de Professores? Da incerteza a compreensão. Bauru: SP, EDUSC, 2003. P. 19-46.
BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa: significados e a razão que a sustenta. Revista Pesquisa Qualitativa,
São Paulo, v. 1, n. 1, p. 07-26, 2005. Disponível em:< http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/article/
view/7/7>. Acesso em: 23 dez. 2016
BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa Qualitativa Segundo a Visão Fenomenológica. 1 ed. São Paulo: Cortês, 2011
BICUDO, M. A. V. A pesquisa em educação Matemática: a prevalência da abordagem qualitativa. Revista
Brasileira de Ciência e Tecnologia, v.5, n. 2, p. 15-26, mai-ago. 2012. Disponível em:<https://periodicos.utfpr.
edu.br/rbect/article/view/1185/840>.pdf>. Acesso em 3 mar. 2016.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília:
SEC/SEF, 1997.
BROCARDO, J. SERRAZINA, L. KRAEMER, J, M. Algoritmos e sentido do número. Revista Educação e
Matemática, n. 75, nov./dez. 2003. p. 11-15. Disponível em:<https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/8028/1/
Algoritmos...%20n%C3%BAmero% 20-%20p.%2011-15.pdf>. Acesso em: 06 dez. 2016
BROCARDO, J.; SERRAZINA, L. O sentido do número no currículo de matemática. In: BROCARDO, J.; Serrazina,
L.; Rocha, I. (Eds.). O Sentido do Número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar Editora,
, p. 97–115. Disponível em:<http://www.aveordemsantiago.pt/pdfs/novos_programas/matematica/
primeiro_ciclo/des envolvimento_sentido_numero.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2016.
CASCALHO, J. M.; TEIXEIRA, R.; MEIRELES, R. F. Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio
Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio. Revista Educação Matemática e Pesquisa, São Paulo,
v.17, n.2, p.232-256, 2015. Disponível em:< http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/20243>
Acesso em: 17 mar. 2017
COLTRO, A. A fenomenologia: um enfoque metodológico para além da modernidade. Caderno de pesquisas
em administração, São Paulo, v.1, n. 11, p.37-45, 1º trim. 2000. Disponível em :< http://www.regeusp.com.
br/arquivos/C11-art05.pdf >. Acesso em: 23 dez. 2016.
EBERHARDTH, I.F.N.; COUTINHO, C.V.S. Dificuldades de aprendizagem em matemática nas séries iniciais:
diagnóstico e intervenções. Revista Vivências, v.7, n.13, out/2011, p.62-70. Disponível em:< http://www.
reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_013/artigos/artigos_vivencias_13/n13_08>. Acesso em 09 set 2019.
FONTES, C. G. O valor e o papel do cálculo mental nas séries iniciais. 2010. 220 f. Dissertação (Mestrado em
Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.teses.
usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde- 11112010-162005/pt-br.php >. Acesso em 11 jul 2015.
GALVEZ, G. et al. Estrategias Cognitivas para el Cálculo Mental. Revista Latinoamericana de Investigación em
Matemática Educativa. México, v.14, n. 1, mar. 2011. p. 9-40. Disponível em :< http://www.scielo.org.mx/
scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665- 24362011000100002>. Acesso em: 30 mar 2016.
MARTINHO, M. H. Comunicação nas aulas de Matemática: perspetivas de uma professora. Revista Educação
Matemática em Foco, v. 2, n. 1, p.87-115, jan-jun 2013. Disponível em:< http://pos-graduacao.uepb.edu.br/
ppgecm/revistas/>. Acesso em: 17 mar. 2017
MENEZES, L. et al. Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In: PONTE, J. P. Práticas
Profissionais dos professores de matemática. Portugal: Edição Instituto de Educação da Universidade de
Lisboa, 2014. p. 135-161. Disponível em:< http://www.ie.ulisboa.pt/pls/portal/docs/1/460596.PDF>. Acesso
em: 17 mar 2019.
MENGALI, B. L. S. A cultura da sala de aula numa perspectiva de resolução de problemas: o desafio de ensinar
matemática numa sala multisseriada. 2011. 219 f. Dissertação (Mestre em Educação) – Universidade São
Francisco, Itatiba, 2011. Disponível em:< http://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/1638806056103317.
pdf>. Acesso em: 24 nov 2016.
MICHAELIS, Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa, 2019. Disponível em:< https://michaelis.uol.com.br/
moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/explicitar/>. Acesso em: 09 set. 2019.
MOTA, A.P.A.; MEGID, M.A.B.A. As operações aritméticas na formação de professores dos anos iniciais do
Ensino Fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.3, n.4, jan-jun. 2014. p.161-180.
Disponível em :< http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/viewFile/908/pdf_88>. Acesso em:
jan. 2017.
NACARATO, A. M. A comunicação oral nas aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 9-26, mai. 2012. Disponível em:< http://www.reveduc.ufscar.br/
index.php/reveduc/article/view/410> Acesso em: 17 mar. 2017.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica 2009. 158 p.
PARRA, C. Cálculo Mental na Escola Primária. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Orgs.). Didática da Matemática: reflexões
psicopedagógicas. ed. 18. Porto Alegre: Artmed,1996. 258 p. 263.
PAULO, R, M. A compreensão geométrica da criança: um estudo fenomenológico. 2001. 309 f. Dissertação
(Mestre em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista – Instituto de Geociências e Ciências
Exatas, Rio Claro, 2001. Disponível em:< http://www.Marianabicudo.com.br/resources/TESES_e_
DISSERTA%C3%87%C3%95 ES/Rosa%20Monteiro%20Paulo_M.pdf>. Acesso em: 08 mai 2017.
PAULO, R. M. ; AMARAL, C. L. C.; SANTIAGO, R. A. A pesquisa fenomenológica: explicitando uma possibilidade
de compreensão do ser-professor de Matemática.
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.10, n. 3, p. 71-85, 2010. Disponível em:< https://
seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2290/1689>. Acesso em: 23 dez. 2016
TEIXEIRA, R.; RODRIGUES, M. Evolução de estratégias de cálculo mental: um estudo no 3.º ano de
escolaridade. In: 3º Seminário de Investigação “Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar
as Práticas em Contexto. 3. Setúbal. Anais...Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico
de Setúbal 2015. p. 249-267. Disponível em:< http://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/5278/1/
Evolu%C3%A7%C3%A3o%20de% 20estrat%C3%A9gias%20de%20c%C3%A1lculo%20mental.pdf>.
Acesso em: 12 ago. 2016.
THOMPSON, I. Mental calculation strategies for addition and subtraction: Part 1. Mathematics in School, v. 28,
n. 5, nov./1999, p. 2-5. Disponível em:< http://www.ianthompson.pi.dsl.pipex.com/index_files/mental%20
calculation%20strateg ies%20for%20addition%20and%20subtraction-part%201.pdf>. Acesso em: 12 ago.
VAN de WALLE, J. A.; KARP, K. S.; BAY-WILLIAMS, J. M. Elementary and middle school mathematics. ed. 7.
Estados Unidos da América: Pearson, 2008, 490 p.