JOGOS MATEMÁTICOS NOS INTERVALOS DE AULA:

EXPERIÊNCIAS DE FUTUROS PROFESSORES

Autores

  • Orlando Campos UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Eliel Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Projetos, Jogos Itinerantes, PIBID, Educação Básica, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo apresentamos um relato de experiência referente
ao desenvolvimento do projeto Jogos Itinerantes pertencente
ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
da Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro. Esse
projeto foi desenvolvido em uma escola pública localizada
no município de Rio Claro, interior do estado de São Paulo,
que oferta os anos escolares correspondente aos Anos Finais
do Ensino Fundamental. O objetivo desse projeto é levar jogos
matemáticos para os estudantes nos momentos de intervalos de
aulas e, assim, mostrar para eles que existem outras formas de
entender a Matemática além daquela que estão acostumados em
sala de aula. Todos os jogos escolhidos têm regras simples e
grande potencial de desenvolver habilidades que ajudam com a
Educação Matemática, além de ser uma forma de lazer para os
intervalos. Apresentaremos cada jogo desenvolvido articulando
com as visões dos futuros professores acerca do uso de jogos
na Educação Básica.

Biografia do Autor

Orlando Campos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Eliel Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Universidade Estadual Paulista (UNESP)/Colégio Internacional Radial

Referências

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Publicado

2022-05-02