ASPECTOS DO PIBID - MATEMÁTICA DO IBILCE JUNTO AO NÚCLEO RIO CLARO E SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Palavras-chave:
Formação inicial, Formação continuada, Metodologia de Resolução de Problemas, Jogos Matemáticos, Informática no EnsinoResumo
O PIBID - Matemática do Instituto de Biociências, letras e
Ciências Exatas (IBILCE) foi desenvolvido junto ao Núcleo
PIBID - Matemática Rio Claro e São José do Rio Preto do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência,
referente ao Edital No 7- 2018 PIBID/CAPES. Este contribuiu
para a formação dos licenciandos em matemática (bolsistas e
voluntários do PIBID), por meio de atividades que permitiram
uma ação/reflexão/ação contínua de todos os envolvidos
e propiciou simultaneamente a formação continuada dos
professores participantes e a melhora no ensino e aprendizagem
com relação à Matemática dos alunos de sexto ao nono ano
do Ensino Fundamental da escola parceira. Neste trabalho
descreveremos como isso se deu em 2018 e 2019.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ensino de
primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio,
v. 2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Coleção Tendências em
Educação Matemática, 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2003.
BORIN, J. Jogos e Resolução de Problemas: Uma estratégia para as salas de aulas de matemática.
São Paulo: IME – USP, 1998.
DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2ªed. São Paulo: Ática, 1991.
GRANDO, R. C. O jogo: suas possibilidades no processo ensino-aprendizagem da matemática.
Dissertação de Mestrado. Universidade de Campinas. Campinas: Unicamp, 1995.
LORENZATO, SERGIO. Laboratório de ensino de Matemática e materiais didáticos manipuláveis. In:
Lorenzato, Sergio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores.
Campinas: Autores Associados, 2006, p.3-37.
MACEDO, L.; PETTY; A.L.S.; PASSOS, N.C. Aprender com Jogos e Situações Problemas. Porto Alegre:
Artmed, 2000.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o Ensino da Matemática através da
Resolução de Problemas. In Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. / Maria Aparecida
Viggiane Bicudo, Marcelo de Carvalho Borba (orgs.). São Paulo: Cortez, 2004. p.213-231.
ONUCHIC, L. L. R. et al. Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.
PONTE, J. P.; SERRAZINA, L. Didática da matemática no primeiro ciclo. Lisboa: Universidades Aberta,
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo. Matemática e suas
Tecnologias - Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. São Paulo: SE, 2011.