LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E O CONCEITO DE DISTÂNCIA:
UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Ensino de Geometria Analítica, Livros Didáticos, Três Mundos da MatemáticaResumo
Este trabalho objetiva analisar como é utilizado o conceito de
distância entre dois pontos e distância de um ponto a uma reta
em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio e do Ensino
Superior, à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática,
proposta por David Tall (2008; 2013). Metodologicamente,
elencaram-se cinco livros didáticos para as análises, sendo
proposto um quadro de questões que buscou verificar como se
desenvolve a introdução dos alunos aos conceitos das distâncias
e as características que um aluno, estudando pelos livros, pode
desenvolver, além de identificar ‘os já-encontrados’ necessários
para compreender essas abordagens didáticas. A análise
possibilitou verificar que a maioria das questões objetiva o
desenvolvimento de características dos Mundos Simbólico,
estando presentes, também, características dos Mundos
Corporificado e Formal nos dois níveis de ensino. Acredita-se
que essa análise pode contribuir para o ensino de Geometria
Analítica, tornando sua aprendizagem mais efetiva.
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