O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS:

FOCO NA MULTIPLICAÇÃO

Autores

  • Thais Grutzmann Universidade Federal de Pelotas
  • Fabiane Bohm Escola Especial Professor Alfredo Dub

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação de Surdos, Multiplicação, Teoria dos Campos Conceituais, Teoria da Aprendizagem Significativa

Resumo

O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado que
abordou a temática da multiplicação na Educação de Surdos.
O objetivo deste texto é descrever e analisar um dos encontros
realizados, no qual foi abordada a relação entre a adição e
a multiplicação. O referencial teórico utilizado é a Teoria
dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud e a Teoria da
Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. A coleta de
dados foi realizada a partir da gravação em vídeo das aulas,
sendo utilizada a análise de vídeos. Participaram da pesquisa
oito alunos surdos da escola bilíngue de surdos da cidade de
Pelotas/RS. Os principais resultado referem-se a importância
do material visual para o aluno, levando-o a refletir sobre os
processos e construindo seus saberes.

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Publicado

2022-05-02