UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA O TRABALHO COM CONCEITOS ESTATÍSTICOS
Palavras-chave:
Letramento estatístico, Ciclo Investigativo, Anos iniciais, Saúde bucalResumo
O presente artigo possui uma abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar os elementos de uma
sequência de ensino, com o tema saúde bucal, que possibilitam o trabalho com componentes do letramento
estatístico nos anos iniciais do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa uma professora que estava
lecionando no 1º ano e outra no 2º ano do ensino fundamental, de uma escola pública. Este trabalho tem
como suporte metodológico o Ciclo Investigativo PPDAC de Wild e Pfannkuch de maneira que cada fase foi
planejada e validada pelas professoras em sala de aula, e é fundamentado teoricamente nos componentes
do Letramento Estatístico e pela Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados apontam, que os elementos
da sequência de ensino possibilitam o trabalho com o componente cognitivo do letramento estatístico,
pois proporcionam o trabalho com conhecimentos estatísticos e o conhecimento de contexto juntamente
com o componente disposicional no que se refere a crenças e atitudes.
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