UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA O TRABALHO COM CONCEITOS ESTATÍSTICOS
Keywords:
Letramento estatístico, Ciclo Investigativo, Anos iniciais, Saúde bucalAbstract
O presente artigo possui uma abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar os elementos de uma
sequência de ensino, com o tema saúde bucal, que possibilitam o trabalho com componentes do letramento
estatístico nos anos iniciais do ensino fundamental. Participaram desta pesquisa uma professora que estava
lecionando no 1º ano e outra no 2º ano do ensino fundamental, de uma escola pública. Este trabalho tem
como suporte metodológico o Ciclo Investigativo PPDAC de Wild e Pfannkuch de maneira que cada fase foi
planejada e validada pelas professoras em sala de aula, e é fundamentado teoricamente nos componentes
do Letramento Estatístico e pela Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados apontam, que os elementos
da sequência de ensino possibilitam o trabalho com o componente cognitivo do letramento estatístico,
pois proporcionam o trabalho com conhecimentos estatísticos e o conhecimento de contexto juntamente
com o componente disposicional no que se refere a crenças e atitudes.
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME,
Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 11 de nov. de 2019.
CASTOLDI, L.; DANYLUK, O. S. Sequência didática para a introdução da estatística no ensino fundamental.
In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, 4., 2014. Ponta Grossa. Anais... Ponta
Grossa: UPF, 2014. p. 1-12. Disponível em: <http://sinect.com.br/anais2014/anais2014/artigos/ensinodeestatistica/
pdf>. Acesso em: 1 de dez. de 2019.
CAZORLA, I. M. Estatística ao alcance de todos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,
, 2004, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2004. p. 1-11. Disponível em <http://www.sbem.com.br/files/viii/
pdf/12/MC11915634806.pdf>.
CAZORLA, I.; SANTANA, E. (Org.). Do tratamento da informação ao letramento estatístico. 2. ed, Itabuna
(BA): Via Litterarum, 2009, 62 p.
CAZORLA, I.; SANTANA, E. (Org.). Tratamento da informação para o ensino fundamental e médio.
Itabuna (BA): Via Litterarum, 2010, 160 p.
GAL, I. Adults’ Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International
Statistical Review. 2002, Israel. p.1–25. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/
abs/10.1111/j.1751-5823.2002.tb00336.x>. Acesso em 6 de nov. de 2019
GERHARDT, T.; SILVEIRA, D. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em:
<http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf>. Acesso em: 13 de nov. de 2019
GPEMEC, 2018. Disponível em: <http://ppgemuesc.com.br/gpemec/apresentacao/>. Acesso em: 15 de
nov. de 2019
JÚNIOR. A. V. da S. Efeitos do Ciclo Investigativo PPDAC e das transformações de representações
semióticas no desenvolvimento de conceitos estatísticos no ensino fundamental. 2018. 208f.
Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018.
Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0BvmPHQB15bdOEEtUXB4dW5KN0Nwd1h1UWMweG1
SQlVwOUtR/view>. Acesso em: 10 de nov. de 2019
LUTZ, M. R. Uma sequência didática para o ensino de estatística a alunos do ensino médio na
modalidade PROEJA. 2012. 152f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2012. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/
bitstream/handle/10183/49625/000850523.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 28 de nov. de
PAGAN. A; LEITE. A. P.; MAGINA. S; CAZORLA. I. A leitura e interpretação de gráficos e tabelas no ensino
fundamental e médio. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
(SIPEMAT), 2., 2008, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco de Pernambuco,
p.1-10.
SANTANA, E. R. S. Adição e Subtração: o suporte didático influencia a aprendizagem do estudante?
Ilhéus, BA: Editus, 2012.
SANTANA, M. de S. A Educação Estatística com base num Ciclo Investigativo: Um estudo do
desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.
197f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto,
Ouro Preto, 2011. Disponível em: <http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2549>. Acesso
em: 28 de nov. de 2019
Tom em Missão: Saúde Bucal. Produção de Oral-B. 1 vídeo (11 min). Disponível em: https://www.
youtube.com/watch?v=hZo3cm-6E_s&t=138s. Acesso em: 3 de dez. de 2019.
VERGNAUD. G. A. Classification of Cognitive Tasks and Operations of Thought Involved in Addition and
Subtraction Problems. In. Addition and Subtraction: a cognitive Perspective. New Jerssey: Lawrense
Erlbaun, 1982. p. 39-59.
VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceituais. In: BRUN, Jean. Didática das matemáticas. Lisboa:
Instituto Piaget, 1996. p. 155-191.
WILD, J. C.; PFANNKUCH, M. Statistical Thinking in Empirical Enquiry. In: International Statistical Review.
67, 3, 223-265, Printed in Mexico. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.1999.
tb00442.x>. Acesso em: 8 de nov. de 2019