UTILIZANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Christianne Farias UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Valdson Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Gráficos de Funções, Educação Matemática, Descritores IDEPB

Resumo

Nossa pesquisa consiste em analisar as contribuições para o ensino e aprendizagem de alguns conceitos matemáticos por
meio da construção de gráficos de funções utilizando a Robótica Educacional. A partir do ramo de possibilidades que esses
recursos oferecem, iremos observar os limites e as possibilidades de explorar conceitos, definições e propriedades com o
auxílio e a montagem de Kits de Robótica Educacional. A pergunta que norteou nossa pesquisa foi: A utilização de Kits de
Robótica Educacional contribui para a compreensão de alguns conceitos bem como a construção de gráficos que representam
funções? O ambiente de pesquisa de campo se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso Silveira,
em Campina Grande - PB. Os sujeitos da pesquisa foram 60 alunos divididos em três turmas do 1º Ano do Ensino Médio.
O enfoque, com relação às contribuições, está no processo de aprendizagem, o olhar está no aluno enquanto aprendiz de
conceitos sobre funções.

Biografia do Autor

Christianne Farias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Secretaria de Educação do Estado da Paraíba
Doutoranda em Educación em Absoulute Christian University (USA)

Referências

BELINE, Willian e NIELCE, Meneguelo Lobo da Costa. Educação Matemática, Tecnologia e Formação de

Professores: algumas reflexões. Paraná, ed. FACILCAN. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PCN+. Orientações Educacionais Complementares aos

Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 2002.

CURY, Helena Noronha. Formação de Professores de Matemática: uma visão multifacetada. 1,Porto

Alegre, ed. EDIPUCRS, 2001.

CALIL, Alessandro Marques. Aplicação do software nas aulas de Matemática. Universidade Severino

Sombra. Mestrado Profissional em Educação Matemática. Vassouras, 2010.

DAZZI, Clóvis José. Análise de Gráficos de Funções Polinomiais de grau maior que dois com o auxílio do

Software Geogebra. Centro Universitário Univates. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas,

Lajeado, 2011.

ESCOLA, Nova. A Tecnologia que Ajuda a Ensinar. São Paulo, ano XXIV, n. 223, p.50-53, 2009.

GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M. A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. In:

IV CONGRESSO RIBIE, Brasília, 1998.29 p.

GUIMARÃES, O. L. C. Cálculo Diferencial e Integral: do Algebrismo às Representações Múltiplas,

ª ANPEd –2002 - Caxambu - Minas Gerais. Disponível em: <http://www.anped.org.br/25/tp251.

htm#gt19>.Acesso em 14 de out. 2014.

LOTITO, M. P. BOLEMA - Boletim de Educação Matemática/(Publicação da UNESP), Ano 21, Nº 29, Rio

Claro, 2008.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: Investigação, Formação e Produção de

Conhecimentos. Série Pesquisa, v. 17. Líber Livro Editora, Brasília, 2008.

SILVA, Geraldo Magela da. A Informática Aplicada Na Educação. <http://meuartigo.brasilescola.com/

educacao/a-informatica-aplicada-na-educacao.htm> em 23/07/2010.

JOAMIR, Roberto Souza. Coleção Novo Olhar. Ed: FTD, São Paulo, 2010.

MACHADO, Nilson José. Matemática e Educação: alegorias, tecnologias e temas afins. (Questões da

nossa época ; 2), São Paulo, ed. Cortez, 1992.

MELLO, Guiomar Namo de. Escola Nova, Tecnicismo e Educação Compensatória. 3, São Paulo, ed.

Loyola, 1982.

MORAN, José Manuel. O Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na EAD - uma

leitura crítica dos meios. Palestra no evento “Programa TV Escola - Capacitação de Gerentes”, realizado

pela COPEAD/SEED/MEC em Belo Horizonte e Fortaleza,1999.

RICHIT, Adriana e TOMKELSKI, Mauri Luis. Explorando Funções Polinomiais com o software Geogebra.

VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife, 2004.

Downloads

Publicado

2022-05-10