UTILIZANDO ROBÓTICA EDUCACIONAL NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Christianne Torres Lira Farias UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Valdson Davi Moura Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Keywords:

Robótica Educacional, Gráficos de Funções, Educação Matemática, Descritores IDEPB

Abstract

Nossa pesquisa consiste em analisar as contribuições para o ensino e aprendizagem de alguns conceitos matemáticos por
meio da construção de gráficos de funções utilizando a Robótica Educacional. A partir do ramo de possibilidades que esses
recursos oferecem, iremos observar os limites e as possibilidades de explorar conceitos, definições e propriedades com o
auxílio e a montagem de Kits de Robótica Educacional. A pergunta que norteou nossa pesquisa foi: A utilização de Kits de
Robótica Educacional contribui para a compreensão de alguns conceitos bem como a construção de gráficos que representam
funções? O ambiente de pesquisa de campo se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso Silveira,
em Campina Grande - PB. Os sujeitos da pesquisa foram 60 alunos divididos em três turmas do 1º Ano do Ensino Médio.
O enfoque, com relação às contribuições, está no processo de aprendizagem, o olhar está no aluno enquanto aprendiz de
conceitos sobre funções.

Author Biography

Christianne Torres Lira Farias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Secretaria de Educação do Estado da Paraíba
Doutoranda em Educación em Absoulute Christian University (USA)

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Published

2022-05-10