O USO DE TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SÃO GABRIEL – BA Luís

Autores

  • Luís Campos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Araújo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maio Miranda Escola Municipal Rosimiro de Abreu – São Gabriel BA

Palavras-chave:

TIC, Recursos Didáticos, Professores de Matemática, Metodologia de ensino

Resumo

Este trabalho analisa os desafios e possibilidades da utilização das TIC nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática,
buscando compreender como as tecnologias educacionais estão sendo integradas e utilizadas nas práticas docentes. Para
tanto foi feito um levantamento bibliográfico acerca desta temática e, em seguida, foi realizada uma investigação sobre o uso
didático das TIC e do laboratório de informática envolvendo 32 professores de Matemática de escolas públicas da cidade de São
Gabriel–BA. Para a coleta dos dados foi elaborado um questionário composto de 10 questões objetivas e uma entrevista com 5
professores que participaram da pesquisa, utilizando-se uma abordagem metodológica qualitativa para análise e interpretação
dos dados. Os resultados mostraram que o despreparo de muitos professores, a falta de metodologias e a infraestrutura básica
precária de muitos laboratórios de informática são fatores que dificultam a adequada utilização das tecnologias como recursos
didáticos por professores.

Biografia do Autor

Luís Campos, Universidade Cruzeiro do Sul

https://orcid.org/0000-0001-6973-3630

Mauro Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul

https://orcid.org/0000-0002-0088-8973

Maio Miranda, Escola Municipal Rosimiro de Abreu – São Gabriel BA

Escola Municipal Rosimiro de Abreu – São Gabriel BA

Referências

ALMEIDA, M. E. B. O aprender e a Informática: a arte do possível na formação do professor. Brasília:

Ministério da Educação, 1999. v. 1. 39 p.

ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias Digitais na Educação: o futuro é hoje. In: 5o Encontro de educação e

tecnologias de informação e comunicação, 2007, Rio de Janeiro. Anais... V e-tic 5o Encontro de educação

e tecnologias de informação e comunicação, 2007.

BITTENCOURT, I. M.; BITTENCOURT, I. G. S. Como professores concebem o uso das TIC em suas práticas

pedagógicas. In: V Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas - EPEAL, 2010, Maceió. Anais... V

Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas - EPEAL, 2010.

BOERI, C.N.; SILVA, S.L. Novas tecnologias no ensino-aprendizagem da Matemática: o uso da informática.

In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Anais... XIII Conferência

Interamericana de Educação Matemática, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos.

Porto: Porto Editora, 1a edição, 1994. 336 p.

BORBA, M. C. GPIMEM e UNESP: Pesquisa, Extensão e Ensino em Informática e Educação Matemática.

In: Miriam Godoy Penteado; Marcelo de Carvalho Borba. (Org.). A informática em Ação: Formação de

Professores, Pesquisa e Extensão. 1 ed. Rio Claro: Olhos d’Água, 2000, v. 1, p. 47 - 66.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. Disponível em:

<http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf> Acesso em 28 de

novembro de 2018.

FREITAS, M. T. Letramento Digital e Formação de Professores. Educação em Revista, v. 26, n. 3, p. 335 –

, 2010.

GREGIO, B.M.A. O uso das Tics e a Formação Inicial e Continuada de Professores do Ensino

Fundamental da Escola Pública Estadual de Campo Grande/MS: Uma Realidade a ser Construída. 2005.

f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande, MT,

GODOI, K. A.; PADOVANI, S. Avaliação de Material Didático Digital Centrada no Usuário: uma

Investigação de Instrumentos Passíveis de Utilização por Professores. Revista Produção, v. 19, n. 3, p.

– 457, 2009.

KAWASAKI, T. F. Tecnologias na sala de aula de matemática: resistência e mudanças na formação

continuada de professores. 2008. 212 f. Tese de (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de

Minas Gerais, Belo Horizonte. 2008.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1999.

LIMA, J.; GIRAFFA, L. M. M. PRECISO PLANEJAR UM SOFTWARE PARA TRABALHAR CONTEÚDOS DE

MATEMÁTICA: COMO FAZER? Colabor@ – Revista Digital de CVA – Ricesu. v. 4, n. 14, p. 1 – 6, 2007.

MAZZOLA, V. B. INE 6603 Engenharia de Software. 2000 (Suporte de Curso). Anexo-I. Disponível em:

<http://www.apostilando.com/pagina.php?cod=1>, acesso em 28/11/2018.

MEDEIROS, L. F.; MUNHOZ, A. S. MATERIAIS DIDÁTICOS COMO OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INOVAÇÃO

PEDAGÓGICA OU SOLUÇÃO ECONÔMICA? Novas Tecnologias na Educação. v. 10, n. 3, p. 1 – 10, 2012.

Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/244478203_Teaching_Materials_as_a_Learning_Objects_

Pedagogical_Innovation_or_Economic_Solution> Acesso em 28 de novembro de 2018.

MEGID NETO, J.; PACHECO, D. Pesquisas sobre o Ensino de Física no Nível Médio no Brasil. In: NARDI, R. (Org.).

Pesquisa em Ensino de Física. 2. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2001. p. 15 – 30. (Educação para a Ciência).

MIRANDA, G. L. Limites e Possibilidades das TIC na Educação. Revista de Ciências da Educação. n. 3, p. 41 – 50,

MOREIRA, M. A. Metodologia de Pesquisa em Educação. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. 242 p.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: Características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração.

v. 1, p. 1 – 5, 1996.

OLIVEIRA, C. C; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes Informatizados de Aprendizagem: Produção e Avaliação

de Software Educativo. Campinas, SP: Papirus, 2001. 144 p.

PERRENOUD, P. et al. As Competências para Ensinar no Século XXI: a Formação dos Professores e o Desafio da

Educação. 1. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

PRATES, R. O.; BARBOSA, S.D.J. Avaliação de Interfaces de Usuário - Conceitos e Métodos. In: Juan Manuel Adán

Coello; Sandra C. P. Ferraz Fabbri. (Org.). Jornada de Atualização em Informática do Congresso da Sociedade

Brasileira de Computação. Campinas: SBC, 2003, v. 2, p. 245-293.

PRENSKY. M. Digital Natives, Digital Immigrants. From on the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1 – 9, 2001. Disponível em:

<http://old.ektf.hu/~kbert/2014_15_01/erasmus/DigitalNativesPartIII.pdf>, acesso em27 de novembro de 2018.

RUDIO, F. V. Introdução ao Projeto de Pesquisa Cientifica. 43a.ed. Petrópolis: Vozes, 2015. 144 p.

SILVA, S. C. CAMPOS, M. F. H. A melhoria da qualidade da educação na escola pública: desafios ao uso das TIC.

Revista Estudos IAT, Salvador, p. 138 -154 13 dez. 2010.

ROSA, R. Trabalho Docente: Dificuldades Apontadas pelos Professores no Uso das Tecnologias. Revista Encontro

de Pesquisa em Educação, v. 1, n.1, p. 214 – 227, 2013.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Cortez, 2016. 317 p.

STAKE, R. E. Pesquisa Qualitativa Estudando Como as Coisas Funcionam. Porto Alegre: Editora Penso, 2011. 263

p.

YAMAOKA, E. J. Ontologia para mapeamento da dependência tecnológica de objetos digitais no contexto da

curadoria e preservação digital. Revista AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 1, n. 2, p. 65 –

, 2012.

Downloads

Publicado

2022-05-10