O USO DE TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SÃO GABRIEL – BA Luís

Authors

  • Luís da Silva Campos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Sergio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maio Andrade de Miranda Escola Municipal Rosimiro de Abreu – São Gabriel BA

Keywords:

TIC, Recursos Didáticos, Professores de Matemática, Metodologia de ensino

Abstract

Este trabalho analisa os desafios e possibilidades da utilização das TIC nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática,
buscando compreender como as tecnologias educacionais estão sendo integradas e utilizadas nas práticas docentes. Para
tanto foi feito um levantamento bibliográfico acerca desta temática e, em seguida, foi realizada uma investigação sobre o uso
didático das TIC e do laboratório de informática envolvendo 32 professores de Matemática de escolas públicas da cidade de São
Gabriel–BA. Para a coleta dos dados foi elaborado um questionário composto de 10 questões objetivas e uma entrevista com 5
professores que participaram da pesquisa, utilizando-se uma abordagem metodológica qualitativa para análise e interpretação
dos dados. Os resultados mostraram que o despreparo de muitos professores, a falta de metodologias e a infraestrutura básica
precária de muitos laboratórios de informática são fatores que dificultam a adequada utilização das tecnologias como recursos
didáticos por professores.

Author Biographies

Luís da Silva Campos, Universidade Cruzeiro do Sul

https://orcid.org/0000-0001-6973-3630

Mauro Sergio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul

https://orcid.org/0000-0002-0088-8973

Maio Andrade de Miranda, Escola Municipal Rosimiro de Abreu – São Gabriel BA

Escola Municipal Rosimiro de Abreu – São Gabriel BA

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Published

2022-05-10