LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA:

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PERNAMBUCO

Autores

  • Edelweis Barbosa Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Rayane Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, Recurso Didático, Jogos

Resumo

Essa pesquisa foi oriunda de um trabalho de conclusão de curso que teve como objetivo analisar as
concepções dos professores de matemática da rede pública do município de Caruaru – PE, sobre o
Laboratório de Ensino de Matemática - LEM, abordando sua importância como um recurso didático
nas aulas de matemática, e sobre suas potencializações na formação de professores de matemática.
Sendo assim, nosso estudo foi baseado nas concepções sobre o LEM abordadas por Lorenzato (2006),
o qual foi realizada numa pesquisa qualitativa com 10 professores de matemática da rede pública do
município. Conclui-se que a presença do LEM nas instituições de ensino favorece o processo de ensino
e aprendizagem, pois oferece aos educandos uma abordagem lúdica mais simples de ser compreendida
e aplicada ao seu cotidiano, motivando-os para o estudo desta disciplina. Sendo assim, é necessário que
os cursos de licenciatura em matemática tenham um componente curricular que ofereça ao licenciando
além dos conhecimentos matemáticos necessários, o acesso as informações sobre os recursos disponíveis
para facilitar o ensino da matemática e os espaços como o LEM que devem ser explorados nas escolas.

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Publicado

2022-06-08