IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA MULTISSERIAÇÃO EM ESCOLAS DO CAMPO

Autores

  • Línlya Sachs Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Filipe Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Educação do Campo, Grandezas e medidas, Multisseriação

Resumo

Este texto objetiva discutir possíveis implicações pedagógicas da etnomatemática no contexto da multisseriação em escolas
do campo. Para isso, defende-se a superação de um discurso pedagógico que toma a multisseriação do ponto de vista da
precarização para abordá-la como possibilidade e alternativa para garantir à população do campo o direito à educação.
Assim, os desafios colocados não mais se situam na exposição da (falta de) qualidade ou da (in)eficiência do trabalho docente
nesses contextos, mas na construção de formas de pensar a matemática, o currículo e a atuação, a participação e a posição
dos professores e dos estudantes que permitam ações que tenham como centralidade o modo de vida camponês. Ao final,
apresenta-se uma proposta de ensino de matemática, especificamente a unidade temática Grandezas e medidas, nos anos
iniciais do Ensino Fundamental para classes multisseriadas, pautada em implicações pedagógicas da etnomatemática.

Biografia do Autor

Línlya Sachs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Este texto, com as devidas ampliações e adaptações, compõe parte do material trabalhado com os cursistas da Escola da Terra, um programa de formação continuada de educadores do campo organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCampo), da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação Matemática. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

Filipe Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação Matemática. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2022-06-10