IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA MULTISSERIAÇÃO EM ESCOLAS DO CAMPO
Keywords:
Educação do Campo, Grandezas e medidas, MultisseriaçãoAbstract
Este texto objetiva discutir possíveis implicações pedagógicas da etnomatemática no contexto da multisseriação em escolas
do campo. Para isso, defende-se a superação de um discurso pedagógico que toma a multisseriação do ponto de vista da
precarização para abordá-la como possibilidade e alternativa para garantir à população do campo o direito à educação.
Assim, os desafios colocados não mais se situam na exposição da (falta de) qualidade ou da (in)eficiência do trabalho docente
nesses contextos, mas na construção de formas de pensar a matemática, o currículo e a atuação, a participação e a posição
dos professores e dos estudantes que permitam ações que tenham como centralidade o modo de vida camponês. Ao final,
apresenta-se uma proposta de ensino de matemática, especificamente a unidade temática Grandezas e medidas, nos anos
iniciais do Ensino Fundamental para classes multisseriadas, pautada em implicações pedagógicas da etnomatemática.
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