EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PROGRESSÕES ARITMÉTICAS: UMA PROPOSTA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • David Dias IME-USP
  • Gabriel Deldono Pereira

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Progressão Aritmética

Resumo

Este trabalho busca apresentar um conjunto de atividades envolvendo Educação Financeira, progressões aritméticas e, principalmente, um cenário para investigação baseado na realidade dos estudantes, desenvolvido durante o programa de mestrado de um dos autores. Para tal, foi realizada uma pesquisa com turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola de Ribeirão Pires - SP, nos anos de 2020 e 2021. O entendimento sobre Educação Financeira, aqui apresentado, baseia-se nas ideias da Educação Matemática Crítica que também orientaram o projeto. Verificou-se que a utilização da Tabela SAC pode proporcionar um cenário para investigação no qual estudantes têm possibilidade de refletir sobre sua relação com o dinheiro/consumo e averiguar como isso pode influenciar o meio em que vivem, para além do aprendizado de Progressões Aritméticas, tema curricular usual dessa fase escolar.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira, ENEF. 10.393/2020. Decreto n.º 10.393, de 9 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira - FBEF.

BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais da BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2019.

DIAS, D. P.; GABAN, A. A. (2019). Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(1), 67–78. <https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8825> Acesso em 06 set. 2023

HARTMANN, A. L. B.; MALTEMPI, M. V. A abordagem da educação financeira na educação básica sob o ponto de vista de docentes formadores de futuros professores de matemática. Em teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 14, n. 2, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia/article/view/250363> Acesso em 16 nov. 2021.

MORAIS, F. A.; FREITAS, C. C. G. Curso de Educação Financeira Escolar: Produto Educacional para a Formação de Professores. Em teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 14, n. 2, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/249593> Acesso em 16 nov. 2021.

MUNIZ, I. Jr. Econs Ou Humanos? Um Estudo Sobre a Tomada de decisão em Ambientes de Educação Financeira Escolar. 2016. 431 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) -Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Recommendation on principles and good practices for financial education and awareness. 2005. Disponível em: <http://www.oecd.org/finance/financialeducation/35108560.pdf>. Acesso em 20 de julho de 2023.

SILVA, A. M; POWELL, A. B. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar na Educação Básica. 2013. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectivas. Curitiba, Paraná, 18 a 21 de julho de 2013.

SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Revista Bolema. São Paulo, v.13, n 14, p. 66 - 91, 2000.

SKOVSMOSE, O. Um convite à Educação Matemática Crítica. Rio Claro: Papirus, 2014.

Downloads

Publicado

2024-07-19