EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PROGRESSÕES ARITMÉTICAS: UMA PROPOSTA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Authors

  • David Dias IME-USP
  • Gabriel Pereira

Keywords:

Educação Financeira, Educação Matemática Crítica, Progressão Aritmética

Abstract

Este trabalho busca apresentar um conjunto de atividades envolvendo Educação Financeira, progressões aritméticas e, principalmente, um cenário para investigação baseado na realidade dos estudantes, desenvolvido durante o programa de mestrado de um dos autores. Para tal, foi realizada uma pesquisa com turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola de Ribeirão Pires - SP, nos anos de 2020 e 2021. O entendimento sobre Educação Financeira, aqui apresentado, baseia-se nas ideias da Educação Matemática Crítica que também orientaram o projeto. Verificou-se que a utilização da Tabela SAC pode proporcionar um cenário para investigação no qual estudantes têm possibilidade de refletir sobre sua relação com o dinheiro/consumo e averiguar como isso pode influenciar o meio em que vivem, para além do aprendizado de Progressões Aritméticas, tema curricular usual dessa fase escolar.

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Published

2024-07-19