CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA UMA ABORDAGEM ATIVA DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA PEER INSTRUCTION

Não possui

Autores

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma Dissertação de Mestrado em andamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. O estudo foi realizado com dois professores de Matemática que lecionam em cursos Técnicos Integrados em um Instituto Federal de Minas Gerais. Este trabalho traz fragmentos de duas práticas desenvolvidas por esses professores: a criação conjunta de um Plano de Aula utilizando a metodologia Peer Instruction no ensino de Matemática Financeira, seguida pela implementação desse Plano em uma turma de 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática. Os dados foram coletados a partir dos registros dos professores e de dois Grupos Focais entre pesquisadora e professores participantes. A análise dos dados se baseou no modelo dos Conhecimentos Didático-Matemáticos de Godino. Os resultados ressaltam a importância da formação continuada para que os professores possam aprimorar suas práticas e adquirir os conhecimentos necessários para uma abordagem ativa do ensino de Matemática Financeira.

Biografia do Autor

Douglas da Silva Tinti Silva Tinti, UFO´P

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. Realizou Estágio de Pós-doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto. Lidera o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas de Formação de Professores que ensinam Matemática (NEPEFEM), é Editor Chefe da Revemop (eISSN: 2596-0245) e atua como Pró-reitor Adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Na UFOP foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (março de 2020 a agosto de 2023) e como Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica (janeiro de 2020 a agosto de 2023). Ao longo de sua trajetória profissional já atuou como Coordenador de Curso de Licenciatura em Matemática nas modalidades presencial e a distância, como Coordenador Pedagógico (Ensino Médio), Assessor de área de conhecimento (Matemática), professor de Matemática em escolas da Educação Básica, como Diretor Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-SP) no triênio 2014-2017, como Primeiro Secretário da SBEM-SP no triênio 2017-2020 e como Editor Chefe da Revista de Educação Matemática (eISSN: 2526-9062). Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas, Programas e Práticas de formação de professores que ensinam matemática; Conhecimento Didático-Matemático; iniciação à docência; aprendizagem da docência; Comunidades de Prática; Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado.

Referências

AMORIN, V. O Ensino da Matemática Financeira: um livro didático ao mundo real. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática. 2º Simpósio de Formação de Professores de Matemática da Região Nordeste. 2016. 37p.

ARAÚJO, I. S.; MAZUR, E. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 30, n. 2, p. 362-384, abr. 2013. ISSN 2175-7941. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n2p362. Acesso em: 5 set. 2023.

ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas aplicações. São Paulo: Atlas, 2012. 287p.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching. What makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

GODINO, J. BATANERO, C. FONT, V. The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM. The International Journal on Mathematics Education, v. 39, n. 1-2, p. 127-135, 2007.

GODINO, J. D. Categorías de análisis de los conocimientos del profesor de matemáticas. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v. 20, p. 13-31, 2009.

GODINO, J.D. et al. Componentes e indicadores de idoneidade de programas de formação de professores em educação matemática. REVEMAT: Florianópolis, v. 08, n. 1, p. 46-74, 2013.

GUIMARÃES, J. C. et al. Formação Docente: Uso de Metodologias Ativas como processo inovador de Aprendizagem para o Ensino Superior. 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/xvimostrappga/paper/viewFile/ 4740/1606. Acesso em: 10 set. 2023

LASRY, N.; MAZUR, E.; WATKINS, J. Peer instruction: from Harvard to the two-year college. American Journal of Physics, v. 76, n. 11, p. 1066(4), 2008.

LE BOTERF, G. Pesquisa participante: Propostas e reflexões metodológicas. In: BRANDÃO, C. H. et. al. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MACEDO, K. D. S. et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem, v. 22, p. 1, 2018

MAZUR, E. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

PINO-FAN, L.R.; FONT, V.M.; GODINO, J. El conocimiento didático-matemático de los professores: pautas y critérios para su evaluacion y desarrollo. 2014. Disponível em: Acesso em: 11 set. 2023

PINO-FAN, L.R.; GODINO, J. Perspectiva ampliada del conocimiento didáctico-matemático del professor. Paradigma, v. XXXVI, nº 1, 2015, p. 87– 109.

REZENDE, A.A. DE, SILVA-SALSE, A. E CARRASCO, E. 2022. A Matemática Financeira no Ensino Médio Brasileiro: perspectivas para formação de indivíduos críticos. Revista Baiana de Educação Matemática. 3, 01 (jan. 2022), e202201. DOI:https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.13232.

SANDÍN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Tradução de Miguel Cabrera. Porto Alegre: AMGH, 2010

SCHOENFELD. A.; KILPATRICK, J. Towards a theory of profiency in teaching mathematics. In TIROSH, D.; WOOD, T.L. (Eds.) Tools and processes in mathematics teacher education Rotterdam: Sense Publishers. p. 321-354, 2008.

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, n.2, p. 4-14. 1986

SMITH, M. K. et al. Why Peer Discussion Improves Student Performance on In-Class Concept Questions. Science, v. 323, n. 5910, p. 122-124, 2009. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.1165919 Acesso em: 12 set. 2023

SOUZA, G.; TINTI, D. Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: panorama de pesquisas desenvolvidas em Mestrados Profissionais. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v.3, n. 1, p. 74-97, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10616 Acesso em: 14 set. 2023

Downloads

Publicado

2024-03-18