CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA UMA ABORDAGEM ATIVA DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA PEER INSTRUCTION
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Resumo
Este artigo apresenta o recorte de uma Dissertação de Mestrado em andamento do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. O estudo foi realizado com dois professores de Matemática que lecionam em cursos Técnicos Integrados em um Instituto Federal de Minas Gerais. Este trabalho traz fragmentos de duas práticas desenvolvidas por esses professores: a criação conjunta de um Plano de Aula utilizando a metodologia Peer Instruction no ensino de Matemática Financeira, seguida pela implementação desse Plano em uma turma de 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática. Os dados foram coletados a partir dos registros dos professores e de dois Grupos Focais entre pesquisadora e professores participantes. A análise dos dados se baseou no modelo dos Conhecimentos Didático-Matemáticos de Godino. Os resultados ressaltam a importância da formação continuada para que os professores possam aprimorar suas práticas e adquirir os conhecimentos necessários para uma abordagem ativa do ensino de Matemática Financeira.
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