LÓGICA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Eliane Aimi Rigon IFFAR Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)
  • Cristiane da Silva Stamberg IFFAR

Palavras-chave:

Educação matemática

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa da Lógica Matemática como componente curricular do currículo escolar no Ensino Médio, a partir dos Itinerários Formativos propostos pela nova Base Nacional Comum Curricular. Recorreu-se a estudos sobre o assunto, dos últimos cinco anos, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia. Este estudo foi desenvolvido junto ao curso de especialização Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, do Instituto Federal Farroupilha, Campus de São Borja, RS. O objetivo geral foi compreender como a disciplina Lógica Matemática vem sendo pensada e desenvolvida e como pode contribuir com os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Médio, podendo ou não auxiliar na análise dos desafios e contribuições das pesquisas já realizadas, buscando também colaborar com os docentes que ministrarão tal disciplina e apresentar aos gestores os resultados, mostrando a necessidade de formações mais efetivas.

Biografia do Autor

Cristiane da Silva Stamberg, IFFAR

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa da Lógica Matemática como componente curricular do currículo escolar no Ensino Médio, a partir dos Itinerários Formativos propostos pela nova Base Nacional Comum Curricular. Recorreu-se a estudos sobre o assunto, dos últimos cinco anos, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia. Este estudo foi desenvolvido junto ao curso de especialização Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, do Instituto Federal Farroupilha, Campus de São Borja, RS. O objetivo geral foi compreender como a disciplina Lógica Matemática vem sendo pensada e desenvolvida e como pode contribuir com os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Médio, podendo ou não auxiliar na análise dos desafios e contribuições das pesquisas já realizadas, buscando também colaborar com os docentes que ministrarão tal disciplina e apresentar aos gestores os resultados, mostrando a necessidade de formações mais efetivas.

Referências

ABREU, M. A. Desenvolvimento de projetos educacionais por meio de planos de aula em Geometria Métrica com viés ecológico. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018.

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2008.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2. Ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1980.

AVILA, P. U. Efetividade de estratégias ressignificantes no ensino aprendizagem do conceito Tensão Mecânica e tensor, para o Nível Médio e Superior. 2019. 208 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BECHARA, E. Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

BERTOLINI, C.; CUNHA, G. B.; FORTES, P. R. Lógica Matemática. 1. ed. Santa Maria: UFSM, NTE, UAB, 2017.

BIANCHI, C. A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa. 2007. 206 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio – Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. 109 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

CASAL, J. R. B. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018.

ELIAS, J. P. Estudo de algoritmos e programação de computadores para resolver problemas de matemática no Ensino Médio. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GRINSPUN, M. P. S. Z. (ed.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2009.

INCA. Instituto Nacional do Câncer. Índice de Mortalidade. Disponível em: https://mortalidade.inca.gov.br/MortalidadeWeb/pages/Modelo10/consultar.xhtml. Acesso em: 6 dez. 2022.

JOSAPHÁ, I. B. A lógica e o desenvolvimento do raciocínio. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.

LIMA, A A. Atividades de Modelagem Matemática com equações de diferenças. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Tecnologia) – Universidade Federal de São Carlos, 2019.

MACHADO, J. R.; TAVARES, A. B. Economia familiar: recomendações para sua vida financeira não naufragar. São Paulo: Universitária de Direito, 2007.

MACHADO, N. J.; CUNHA, M. O. Lógica e linguagem cotidiana: verdade, coerência, comunicação, argumentação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MASSA, N. P. Mapeamento do pensamento computacional por meio da ferramenta Scratch no contexto educacional brasileiro: análise de publicações do Congresso Brasileiro de Informática da Educação entre 2012 e 2017. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro,Uberaba, 2019.

MORAN, J. M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MOREIRA, A. G. S. C. Elementos da história da Lógica. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Portucalense, Porto, 2007.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, n. 25, p. 29-56, mar. 2012.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PRADO, A. Entendendo o aluno do Século 21: como ensinar a essa nova geração. Geekie, 2015.

SCRATCH. Tutorial. Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. 2017. Disponível em: http://scratch.mit.edu/. Acesso em: 10 out. 2022.

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho Ensino Médio. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202207/14142026-rcgem-jul-22.pdf. Acesso em: 29 set. 2022. 287 p.

ROSA JUNIOR, R. J. Educação financeira: uma proposta de estudo de questões de ENEM e concursos públicos com abordagem transversal e contextualizada. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2018.

SAITO, A. T. Uma Contribuição ao desenvolvimento da Educação em Finanças Pessoais no Brasil. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SCOLARI, Angélica Taschetto; BERNARDI, Giliane; CORDENONSI, Andre Zanki. O desenvolvimento do raciocínio lógico através de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 1-10, dez. 2007.

SOCORRO, E. C; QUEIROZ, R. L. A BNCC e a formação: expectativas e possibilidades diante da reforma do Novo Ensino Médio. Disponível em: http://www.minerva.edu.py/archivo/13/9/ARTIGO%20PARA%20PUBLICA%C3%8 7%C3%83O%20-%20REJANE%20LIMA-%20EDUARDO%20CARDOSO.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução de Priscila Pereira Mota. São Paulo: Senac, 2011.

TSE. Tribunal Superior Eleitoral. Esclarecimentos. Disponível em: https://www.tse.jus.br/hotsites/esclarecimentos-informacoes-falsas-eleicoes-2018

/ somente 3 paisesutilizamurnaseletronicas.html. Acesso em: 10 out. 2022.

ABREU, M. A. Desenvolvimento de projetos educacionais por meio de planos de aula em Geometria Métrica com viés ecológico. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018.

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2008.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2. Ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1980.

AVILA, P. U. Efetividade de estratégias ressignificantes no ensino aprendizagem do conceito Tensão Mecânica e tensor, para o Nível Médio e Superior. 2019. 208 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BECHARA, E. Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

BERTOLINI, C.; CUNHA, G. B.; FORTES, P. R. Lógica Matemática. 1. ed. Santa Maria: UFSM, NTE, UAB, 2017.

BIANCHI, C. A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa. 2007. 206 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio – Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. 109 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

CASAL, J. R. B. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018.

ELIAS, J. P. Estudo de algoritmos e programação de computadores para resolver problemas de matemática no Ensino Médio. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GRINSPUN, M. P. S. Z. (ed.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2009.

INCA. Instituto Nacional do Câncer. Índice de Mortalidade. Disponível em: https://mortalidade.inca.gov.br/MortalidadeWeb/pages/Modelo10/consultar.xhtml. Acesso em: 6 dez. 2022.

JOSAPHÁ, I. B. A lógica e o desenvolvimento do raciocínio. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.

LIMA, A A. Atividades de Modelagem Matemática com equações de diferenças. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Tecnologia) – Universidade Federal de São Carlos, 2019.

MACHADO, J. R.; TAVARES, A. B. Economia familiar: recomendações para sua vida financeira não naufragar. São Paulo: Universitária de Direito, 2007.

MACHADO, N. J.; CUNHA, M. O. Lógica e linguagem cotidiana: verdade, coerência, comunicação, argumentação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MASSA, N. P. Mapeamento do pensamento computacional por meio da ferramenta Scratch no contexto educacional brasileiro: análise de publicações do Congresso Brasileiro de Informática da Educação entre 2012 e 2017. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro,Uberaba, 2019.

MORAN, J. M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MOREIRA, A. G. S. C. Elementos da história da Lógica. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Portucalense, Porto, 2007.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, n. 25, p. 29-56, mar. 2012.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PRADO, A. Entendendo o aluno do Século 21: como ensinar a essa nova geração. Geekie, 2015.

SCRATCH. Tutorial. Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. 2017. Disponível em: http://scratch.mit.edu/. Acesso em: 10 out. 2022.

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho Ensino Médio. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202207/14142026-rcgem-jul-22.pdf. Acesso em: 29 set. 2022. 287 p.

ROSA JUNIOR, R. J. Educação financeira: uma proposta de estudo de questões de ENEM e concursos públicos com abordagem transversal e contextualizada. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2018.

SAITO, A. T. Uma Contribuição ao desenvolvimento da Educação em Finanças Pessoais no Brasil. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SCOLARI, Angélica Taschetto; BERNARDI, Giliane; CORDENONSI, Andre Zanki. O desenvolvimento do raciocínio lógico através de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 1-10, dez. 2007.

SOCORRO, E. C; QUEIROZ, R. L. A BNCC e a formação: expectativas e possibilidades diante da reforma do Novo Ensino Médio. Disponível em: http://www.minerva.edu.py/archivo/13/9/ARTIGO%20PARA%20PUBLICA%C3%8 7%C3%83O%20-%20REJANE%20LIMA-%20EDUARDO%20CARDOSO.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução de Priscila Pereira Mota. São Paulo: Senac, 2011.

TSE. Tribunal Superior Eleitoral. Esclarecimentos. Disponível em: https://www.tse.jus.br/hotsites/esclarecimentos-informacoes-falsas-eleicoes-2018

/ somente 3 paisesutilizamurnaseletronicas.html. Acesso em: 10 out. 2022.

ABREU, M. A. Desenvolvimento de projetos educacionais por meio de planos de aula em Geometria Métrica com viés ecológico. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018.

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2008.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2. Ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1980.

AVILA, P. U. Efetividade de estratégias ressignificantes no ensino aprendizagem do conceito Tensão Mecânica e tensor, para o Nível Médio e Superior. 2019. 208 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BECHARA, E. Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

BERTOLINI, C.; CUNHA, G. B.; FORTES, P. R. Lógica Matemática. 1. ed. Santa Maria: UFSM, NTE, UAB, 2017.

BIANCHI, C. A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa. 2007. 206 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio – Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. 109 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

CASAL, J. R. B. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018.

ELIAS, J. P. Estudo de algoritmos e programação de computadores para resolver problemas de matemática no Ensino Médio. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GRINSPUN, M. P. S. Z. (ed.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2009.

INCA. Instituto Nacional do Câncer. Índice de Mortalidade. Disponível em: https://mortalidade.inca.gov.br/MortalidadeWeb/pages/Modelo10/consultar.xhtml. Acesso em: 6 dez. 2022.

JOSAPHÁ, I. B. A lógica e o desenvolvimento do raciocínio. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.

LIMA, A A. Atividades de Modelagem Matemática com equações de diferenças. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Tecnologia) – Universidade Federal de São Carlos, 2019.

MACHADO, J. R.; TAVARES, A. B. Economia familiar: recomendações para sua vida financeira não naufragar. São Paulo: Universitária de Direito, 2007.

MACHADO, N. J.; CUNHA, M. O. Lógica e linguagem cotidiana: verdade, coerência, comunicação, argumentação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MASSA, N. P. Mapeamento do pensamento computacional por meio da ferramenta Scratch no contexto educacional brasileiro: análise de publicações do Congresso Brasileiro de Informática da Educação entre 2012 e 2017. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro,Uberaba, 2019.

MORAN, J. M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MOREIRA, A. G. S. C. Elementos da história da Lógica. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Portucalense, Porto, 2007.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, n. 25, p. 29-56, mar. 2012.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PRADO, A. Entendendo o aluno do Século 21: como ensinar a essa nova geração. Geekie, 2015.

SCRATCH. Tutorial. Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. 2017. Disponível em: http://scratch.mit.edu/. Acesso em: 10 out. 2022.

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho Ensino Médio. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202207/14142026-rcgem-jul-22.pdf. Acesso em: 29 set. 2022. 287 p.

ROSA JUNIOR, R. J. Educação financeira: uma proposta de estudo de questões de ENEM e concursos públicos com abordagem transversal e contextualizada. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2018.

SAITO, A. T. Uma Contribuição ao desenvolvimento da Educação em Finanças Pessoais no Brasil. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SCOLARI, Angélica Taschetto; BERNARDI, Giliane; CORDENONSI, Andre Zanki. O desenvolvimento do raciocínio lógico através de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 1-10, dez. 2007.

SOCORRO, E. C; QUEIROZ, R. L. A BNCC e a formação: expectativas e possibilidades diante da reforma do Novo Ensino Médio. Disponível em: http://www.minerva.edu.py/archivo/13/9/ARTIGO%20PARA%20PUBLICA%C3%8 7%C3%83O%20-%20REJANE%20LIMA-%20EDUARDO%20CARDOSO.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução de Priscila Pereira Mota. São Paulo: Senac, 2011.

TSE. Tribunal Superior Eleitoral. Esclarecimentos. Disponível em: https://www.tse.jus.br/hotsites/esclarecimentos-informacoes-falsas-eleicoes-2018

/ somente 3 paisesutilizamurnaseletronicas.html. Acesso em: 10 out. 2022.

ABREU, M. A. Desenvolvimento de projetos educacionais por meio de planos de aula em Geometria Métrica com viés ecológico. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018.

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2008.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2. Ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1980.

AVILA, P. U. Efetividade de estratégias ressignificantes no ensino aprendizagem do conceito Tensão Mecânica e tensor, para o Nível Médio e Superior. 2019. 208 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BECHARA, E. Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

BERTOLINI, C.; CUNHA, G. B.; FORTES, P. R. Lógica Matemática. 1. ed. Santa Maria: UFSM, NTE, UAB, 2017.

BIANCHI, C. A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa. 2007. 206 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio – Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. 109 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

CASAL, J. R. B. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018.

ELIAS, J. P. Estudo de algoritmos e programação de computadores para resolver problemas de matemática no Ensino Médio. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GRINSPUN, M. P. S. Z. (ed.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2009.

INCA. Instituto Nacional do Câncer. Índice de Mortalidade. Disponível em: https://mortalidade.inca.gov.br/MortalidadeWeb/pages/Modelo10/consultar.xhtml. Acesso em: 6 dez. 2022.

JOSAPHÁ, I. B. A lógica e o desenvolvimento do raciocínio. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.

LIMA, A A. Atividades de Modelagem Matemática com equações de diferenças. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Tecnologia) – Universidade Federal de São Carlos, 2019.

MACHADO, J. R.; TAVARES, A. B. Economia familiar: recomendações para sua vida financeira não naufragar. São Paulo: Universitária de Direito, 2007.

MACHADO, N. J.; CUNHA, M. O. Lógica e linguagem cotidiana: verdade, coerência, comunicação, argumentação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MASSA, N. P. Mapeamento do pensamento computacional por meio da ferramenta Scratch no contexto educacional brasileiro: análise de publicações do Congresso Brasileiro de Informática da Educação entre 2012 e 2017. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro,Uberaba, 2019.

MORAN, J. M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MOREIRA, A. G. S. C. Elementos da história da Lógica. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Portucalense, Porto, 2007.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, n. 25, p. 29-56, mar. 2012.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PRADO, A. Entendendo o aluno do Século 21: como ensinar a essa nova geração. Geekie, 2015.

SCRATCH. Tutorial. Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. 2017. Disponível em: http://scratch.mit.edu/. Acesso em: 10 out. 2022.

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho Ensino Médio. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202207/14142026-rcgem-jul-22.pdf. Acesso em: 29 set. 2022. 287 p.

ROSA JUNIOR, R. J. Educação financeira: uma proposta de estudo de questões de ENEM e concursos públicos com abordagem transversal e contextualizada. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2018.

SAITO, A. T. Uma Contribuição ao desenvolvimento da Educação em Finanças Pessoais no Brasil. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SCOLARI, Angélica Taschetto; BERNARDI, Giliane; CORDENONSI, Andre Zanki. O desenvolvimento do raciocínio lógico através de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 1-10, dez. 2007.

SOCORRO, E. C; QUEIROZ, R. L. A BNCC e a formação: expectativas e possibilidades diante da reforma do Novo Ensino Médio. Disponível em: http://www.minerva.edu.py/archivo/13/9/ARTIGO%20PARA%20PUBLICA%C3%8 7%C3%83O%20-%20REJANE%20LIMA-%20EDUARDO%20CARDOSO.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução de Priscila Pereira Mota. São Paulo: Senac, 2011.

TSE. Tribunal Superior Eleitoral. Esclarecimentos. Disponível em: https://www.tse.jus.br/hotsites/esclarecimentos-informacoes-falsas-eleicoes-2018

/ somente 3 paisesutilizamurnaseletronicas.html. Acesso em: 10 out. 2022.

ABREU, M. A. Desenvolvimento de projetos educacionais por meio de planos de aula em Geometria Métrica com viés ecológico. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018.

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2008.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2. Ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1980.

AVILA, P. U. Efetividade de estratégias ressignificantes no ensino aprendizagem do conceito Tensão Mecânica e tensor, para o Nível Médio e Superior. 2019. 208 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BECHARA, E. Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

BERTOLINI, C.; CUNHA, G. B.; FORTES, P. R. Lógica Matemática. 1. ed. Santa Maria: UFSM, NTE, UAB, 2017.

BIANCHI, C. A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa. 2007. 206 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio – Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. 109 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

CASAL, J. R. B. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018.

ELIAS, J. P. Estudo de algoritmos e programação de computadores para resolver problemas de matemática no Ensino Médio. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GRINSPUN, M. P. S. Z. (ed.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2009.

INCA. Instituto Nacional do Câncer. Índice de Mortalidade. Disponível em: https://mortalidade.inca.gov.br/MortalidadeWeb/pages/Modelo10/consultar.xhtml. Acesso em: 6 dez. 2022.

JOSAPHÁ, I. B. A lógica e o desenvolvimento do raciocínio. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.

LIMA, A A. Atividades de Modelagem Matemática com equações de diferenças. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Tecnologia) – Universidade Federal de São Carlos, 2019.

MACHADO, J. R.; TAVARES, A. B. Economia familiar: recomendações para sua vida financeira não naufragar. São Paulo: Universitária de Direito, 2007.

MACHADO, N. J.; CUNHA, M. O. Lógica e linguagem cotidiana: verdade, coerência, comunicação, argumentação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MASSA, N. P. Mapeamento do pensamento computacional por meio da ferramenta Scratch no contexto educacional brasileiro: análise de publicações do Congresso Brasileiro de Informática da Educação entre 2012 e 2017. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro,Uberaba, 2019.

MORAN, J. M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MOREIRA, A. G. S. C. Elementos da história da Lógica. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Portucalense, Porto, 2007.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, n. 25, p. 29-56, mar. 2012.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PRADO, A. Entendendo o aluno do Século 21: como ensinar a essa nova geração. Geekie, 2015.

SCRATCH. Tutorial. Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. 2017. Disponível em: http://scratch.mit.edu/. Acesso em: 10 out. 2022.

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho Ensino Médio. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202207/14142026-rcgem-jul-22.pdf. Acesso em: 29 set. 2022. 287 p.

ROSA JUNIOR, R. J. Educação financeira: uma proposta de estudo de questões de ENEM e concursos públicos com abordagem transversal e contextualizada. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2018.

SAITO, A. T. Uma Contribuição ao desenvolvimento da Educação em Finanças Pessoais no Brasil. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SCOLARI, Angélica Taschetto; BERNARDI, Giliane; CORDENONSI, Andre Zanki. O desenvolvimento do raciocínio lógico através de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 1-10, dez. 2007.

SOCORRO, E. C; QUEIROZ, R. L. A BNCC e a formação: expectativas e possibilidades diante da reforma do Novo Ensino Médio. Disponível em: http://www.minerva.edu.py/archivo/13/9/ARTIGO%20PARA%20PUBLICA%C3%8 7%C3%83O%20-%20REJANE%20LIMA-%20EDUARDO%20CARDOSO.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução de Priscila Pereira Mota. São Paulo: Senac, 2011.

TSE. Tribunal Superior Eleitoral. Esclarecimentos. Disponível em: https://www.tse.jus.br/hotsites/esclarecimentos-informacoes-falsas-eleicoes-2018

/ somente 3 paisesutilizamurnaseletronicas.html. Acesso em: 10 out. 2022.

ABREU, M. A. Desenvolvimento de projetos educacionais por meio de planos de aula em Geometria Métrica com viés ecológico. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018.

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2008.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. 2. Ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1980.

AVILA, P. U. Efetividade de estratégias ressignificantes no ensino aprendizagem do conceito Tensão Mecânica e tensor, para o Nível Médio e Superior. 2019. 208 f. Tese (Doutorado em Ensino de Física) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BECHARA, E. Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

BERTOLINI, C.; CUNHA, G. B.; FORTES, P. R. Lógica Matemática. 1. ed. Santa Maria: UFSM, NTE, UAB, 2017.

BIANCHI, C. A lógica no desenvolvimento da competência argumentativa. 2007. 206 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

BICUDO, M. A. V.; GARNICA, A. V. M. Filosofia da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio – Volume 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. 109 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 25 out. 2022.

CASAL, J. R. B. Lógica na matemática e no cotidiano: uma reflexão sobre o papel da lógica no ensino. 2018. 68 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018.

ELIAS, J. P. Estudo de algoritmos e programação de computadores para resolver problemas de matemática no Ensino Médio. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GRINSPUN, M. P. S. Z. (ed.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2009.

INCA. Instituto Nacional do Câncer. Índice de Mortalidade. Disponível em: https://mortalidade.inca.gov.br/MortalidadeWeb/pages/Modelo10/consultar.xhtml. Acesso em: 6 dez. 2022.

JOSAPHÁ, I. B. A lógica e o desenvolvimento do raciocínio. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.

LIMA, A A. Atividades de Modelagem Matemática com equações de diferenças. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Tecnologia) – Universidade Federal de São Carlos, 2019.

MACHADO, J. R.; TAVARES, A. B. Economia familiar: recomendações para sua vida financeira não naufragar. São Paulo: Universitária de Direito, 2007.

MACHADO, N. J.; CUNHA, M. O. Lógica e linguagem cotidiana: verdade, coerência, comunicação, argumentação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MASSA, N. P. Mapeamento do pensamento computacional por meio da ferramenta Scratch no contexto educacional brasileiro: análise de publicações do Congresso Brasileiro de Informática da Educação entre 2012 e 2017. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro,Uberaba, 2019.

MORAN, J. M. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MOREIRA, A. G. S. C. Elementos da história da Lógica. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Portucalense, Porto, 2007.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, La Laguna, n. 25, p. 29-56, mar. 2012.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PRADO, A. Entendendo o aluno do Século 21: como ensinar a essa nova geração. Geekie, 2015.

SCRATCH. Tutorial. Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. 2017. Disponível em: http://scratch.mit.edu/. Acesso em: 10 out. 2022.

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho Ensino Médio. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202207/14142026-rcgem-jul-22.pdf. Acesso em: 29 set. 2022. 287 p.

ROSA JUNIOR, R. J. Educação financeira: uma proposta de estudo de questões de ENEM e concursos públicos com abordagem transversal e contextualizada. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2018.

SAITO, A. T. Uma Contribuição ao desenvolvimento da Educação em Finanças Pessoais no Brasil. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

SCOLARI, Angélica Taschetto; BERNARDI, Giliane; CORDENONSI, Andre Zanki. O desenvolvimento do raciocínio lógico através de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 1-10, dez. 2007.

SOCORRO, E. C; QUEIROZ, R. L. A BNCC e a formação: expectativas e possibilidades diante da reforma do Novo Ensino Médio. Disponível em: http://www.minerva.edu.py/archivo/13/9/ARTIGO%20PARA%20PUBLICA%C3%8 7%C3%83O%20-%20REJANE%20LIMA-%20EDUARDO%20CARDOSO.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução de Priscila Pereira Mota. São Paulo: Senac, 2011.

TSE. Tribunal Superior Eleitoral. Esclarecimentos. Disponível em: https://www.tse.jus.br/hotsites/esclarecimentos-informacoes-falsas-eleicoes-2018

/ somente 3 paisesutilizamurnaseletronicas.html. Acesso em: 10 out. 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-15