EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA:

Uma experiência com estudantes do 8º ano

Autores

  • Hozana Freitas da Costa Universidade de Passo fundo
  • Luiz Henrique Ferraz Pereira Universidade de Passo Fundo

Resumo

Este texto apresenta um recorte a partir do Produto Educacional intitulado ‘Educação Financeira e Educação Matemática Crítica: Um guia para Professores’ com o objetivo de apontar suas principais potencialidades para o desenvolvimento de atividades de Educação Financeira (EF) na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC). Para alcançar os objetivos propostos apresentamos relatos da aplicação das atividades e alguns dos resultados obtidos, destacando a importância da utilização de abordagens de temas de EF pensadas pelo viés de formação para a cidadania. Destacamos que os resultados obtidos na aplicação permitem intuir que o trabalho com a Educação Financeira a partir do estabelecimento de diálogos pautados em princípios democráticos, permitem a construção de cenários propícios para que estudantes possam construir uma intencionalidade de aprendizagem e atribuir significados às práticas escolares, relacionando-as com a sua realidade de forma a levantar reflexões críticas sobre o meio no qual estes estão inseridos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Ferraz Pereira , Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2001). É doutor em educação pela PUCRS (2010). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, matemática moderna, matemática, história da matemática, recurso didático-pedagógico e jogos.

Referências

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Publicado

2024-03-18