EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA:

Uma experiência com estudantes do 8º ano

Authors

  • Hozana Freitas da Costa Universidade de Passo fundo
  • Luiz Henrique Ferraz Pereira Universidade de Passo Fundo

Abstract

Este texto apresenta um recorte a partir do Produto Educacional intitulado ‘Educação Financeira e Educação Matemática Crítica: Um guia para Professores’ com o objetivo de apontar suas principais potencialidades para o desenvolvimento de atividades de Educação Financeira (EF) na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC). Para alcançar os objetivos propostos apresentamos relatos da aplicação das atividades e alguns dos resultados obtidos, destacando a importância da utilização de abordagens de temas de EF pensadas pelo viés de formação para a cidadania. Destacamos que os resultados obtidos na aplicação permitem intuir que o trabalho com a Educação Financeira a partir do estabelecimento de diálogos pautados em princípios democráticos, permitem a construção de cenários propícios para que estudantes possam construir uma intencionalidade de aprendizagem e atribuir significados às práticas escolares, relacionando-as com a sua realidade de forma a levantar reflexões críticas sobre o meio no qual estes estão inseridos.

Author Biography

Luiz Henrique Ferraz Pereira , Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2001). É doutor em educação pela PUCRS (2010). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, matemática moderna, matemática, história da matemática, recurso didático-pedagógico e jogos.

References

ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. Tradução: Orlando de A Figueiredo. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 08 de set. 2023.

COSTA, Hozana Freitas da. Educação Financeira na Perspectiva da Educação Matemática Crítica: Uma investigação realizada na zona rural de Ipixuna do Pará. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado) –Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo – UPF, Passo Fundo- RS, 2023.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: Reflexões sobre Educação Matemática. 6 ed. Campinas: Summus editorial, 1986.

KISTEMANN JR, Marco Aurélio. Economização, capital humano e literacia financeira na ótica instrumental da OCDE e da ENEF. In: CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva (Org.). Educação Financeira no contexto da Educação Matemática: Pesquisas e Reflexões.1 ed. Taubaté: Editora Akademy, 2020. Cap. 1, p. 15- 52.

OCDE. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial ducation and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/35108560.pdf. Acesso em: 20 agosto de 2023.

SKOVSMOSE, Ole; ALRØ, Helle; VALERO, Paola; SCANDIUZZI, Pedro Paulo; SILVÉRIO, Ana Paula. “Antes de dividir temos que somar”: ‘entre-vistando’ foregrounds de estudantes indígenas. Bolema, Rio Claro, v. 22, n. 34, p. 237-262, 2009. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/3306>. Acesso em: 11 fev. 2022.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. Tradução de: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez Editora, 2007.

_______________.Desafios da Reflexão em Educação Matemática crítica. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo, Jonei Cerqueira Barbosa. 1ª. Ed. Campinas: Papirus, 2008.

______________. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Reprodução da escrita da: Abgail Lins; Jussara de Loiola Araújo. 6. ed. Campinas: Papirus, 2013.

______________. Matemática em ação. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho (org.). Educação Matemática: Pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez Editora, 2012. p. 32-62.

_______________. Preocupações de uma Educação Matemática Crítica. In: FÁVERO, Maria Helena; CUNHA, Célio (org.). Psicologia do Conhecimento: O diálogo entre as ciências e a cidadania. Brasília: Liber Livro Editora, 2009, p 101-114.

_______________. Prefácio. In: BARONI, Ana; HARTMANN, André Luís Berres; CARVALHO, Cláudia Cristina Soares de Carvalho (org.). Uma abordagem Crítica da Educação Financeira na Formação do professor de Matemática.1 ed. Curitiba: Appris, 2021.p. 11-13.

_______________. Um convite à Educação Matemática crítica. Reprodução da escrita da: Orlando de Andrade Figueiredo. 1ª. ed. Campinas: Papirus, 2014.

Published

2024-03-18