EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR:

O QUE SABEM PROFESSORES DAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO?

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Temas Contemporâneos Transversais e Integradores, Novo Ensino Médio

Resumo

O presente texto discute um estudo que objetivou investigar o que professores das diferentes áreas do conhecimento no Ensino Médio sabem sobre Educação Financeira Escolar e como propõem o ensino da temática. Utilizamos como referencial teórico as instâncias curriculares apresentadas por Sacristán (2017), especificamente o currículo moldado/modelado pelos professores. Como procedimento metodológico, realizamos uma entrevista semiestruturada com quatro professores. Em geral, inicialmente os professores apresentaram conhecimentos de EF voltados apenas para a perspectiva matemática, pouco conhecimento sobre orientações curriculares e influência dos livros didáticos em suas práticas docentes. No entanto, à medida que a entrevista foi sendo desenvolvida, percebemos que os professores retomaram os questionamentos iniciais buscando refletir a respeito de possibilidades de abordagem da temática. Destacamos a necessidade da articulação entre boas orientações curriculares, livros didáticos e a prática docente e, ainda, o desenvolvimento de processo formativo não apenas voltado para o professor de Matemática, mas, um processo colaborativo e interdisciplinar. 

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Publicado

2024-03-18