EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR:
O QUE SABEM PROFESSORES DAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO?
Keywords:
Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Temas Contemporâneos Transversais e Integradores, Novo Ensino MédioAbstract
O presente texto discute um estudo que objetivou investigar o que professores das diferentes áreas do conhecimento no Ensino Médio sabem sobre Educação Financeira Escolar e como propõem o ensino da temática. Utilizamos como referencial teórico as instâncias curriculares apresentadas por Sacristán (2017), especificamente o currículo moldado/modelado pelos professores. Como procedimento metodológico, realizamos uma entrevista semiestruturada com quatro professores. Em geral, inicialmente os professores apresentaram conhecimentos de EF voltados apenas para a perspectiva matemática, pouco conhecimento sobre orientações curriculares e influência dos livros didáticos em suas práticas docentes. No entanto, à medida que a entrevista foi sendo desenvolvida, percebemos que os professores retomaram os questionamentos iniciais buscando refletir a respeito de possibilidades de abordagem da temática. Destacamos a necessidade da articulação entre boas orientações curriculares, livros didáticos e a prática docente e, ainda, o desenvolvimento de processo formativo não apenas voltado para o professor de Matemática, mas, um processo colaborativo e interdisciplinar.
References
ARANHA M.; MARTINS, M. Filosofando: introdução à filosofia. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2016.
AZEVEDO, S. Educação Financeira nos livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
BAUMAN, Z. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CHIARELLO, A.; BERNARDI, L. Educação Financeira Crítica: Novos Desafios na Formação Continuada de Professores. Boletim GEPEM, n. 66, p. 31– 44, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Trabalho e Consumo – Apresentação dos Temas Transversais. Brasília, DF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. BRASIL: Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2010. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf. > Acesso em: 24 de mai. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. BRASIL: Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10393.htm > Acesso em: 09 de out. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CEREJA, W.; VIANNA, C.; DAMIEN, C. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
DIAS, D.; GABAN, A. Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. 67–78, 2019.
IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R.; ALMEIDA, N. Matemática: ciência e aplicações. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
JUNQUEIRA, A. Educação para o consumo: algumas reflexões. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, n. 12, p. 269-280, 2017.
KISTEMAN JR., M. A Produção de Significados e a tomada de Decisão de Indivíduos consumidores. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012. Petrópolis. Anais... Petrópolis – RJ, 2012. p. 1-19.
LISBOA, J.; BRUNI, A.; NERY, A.; LIEGEL, R.; AOKI, V. Ser protagonista: química. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
MANZINI, E. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada (In) Maria Cristina Marquezine, Maria Amélia Almeida, Sadao Omote (orgs.). colóquios sobre pesquisa em educação especial. Londrina: Eduel, 2003. p. 11-25.
MELO, D.; PESSOA, C. Educação Financeira Escolar na Base Nacional Comum Curricular, o que mudou em comparação com os Parâmetros Curriculares Nacionais? Μαθηματικά: epistemologia e educação, v. 1, p. 1-18, 2023.
MELO, D.; VIEIRA, G.; AZEVEDO, S.; PESSOA, C. Diálogos entre a Educação Financeira Escolar e as diferentes áreas do conhecimento na BNCC do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (EM TEIA), vol. 12, p. 1-27, 2021.
MENDONÇA, J.; PESSOA, C. Educação Financeira Escolar na Educação Infantil: materiais do educador e da criança. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 4, p. 1–25, 2021.
MINAYO, M. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3), 621-626, 2012.
MUNIZ, I.; JURKIEWICZ, S. Educação Econômico-Financeira: uma nova perspectiva para o Ensino Médio. In: CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Montevideo, 2013.
PERNAMBUCO, Secretaria Estadual de Educação. Currículo de Pernambuco Ensino Médio, 2021.
PESSOA, C. Educação Financeira: O que tem sido produzido em mestrados e doutorados defendidos entre 2013 e 2016 no Brasil? In: CARVALHÊDO, J.; CARVALHO, M. V.; ARAÚJO, F. (orgs.) Produção de conhecimentos na Pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: realidades e possibilidades. Teresina: EDUPI, 2016.
SACRISTÁN, J. Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução de Alexandre Salvaterra. Revisão técnica de Miguel González Arroyo. Porto Alegre, RS: Penso, 2013.
SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática; tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa; revisão técnica Maria da Graça Souza Horn. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.
SANTOS, L. Educação Financeira em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental: quais as atividades sugeridas nos livros dos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores? 205f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
SANTOS, L.; PESSOA, C. Temáticas de educação financeira escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: como são apresentadas em livros didáticos de matemática? ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, p. 191-213, 2020.
TEIXEIRA, J. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e Matemática Financeira 160f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VAZ, R.; NASSER, L. Que Educação Financeira Escolar é essa? Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana (EM TEIA), v. 12, p. 1-16, 2021.