PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

UM PANORAMA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ARARAQUARA

Autores

  • CAMILA FERNANDA BASSETTO UNIVERSDADE ESTADUAL PAULISTA "JULIO DE MESQUITA FILHO"/FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ARARAQUARA
  • Guilherme Gonçalves Zanqueta Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama do nível de proficiência em matemática e do perfil socioeconômico dos alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais situadas no município de Araraquara, no interior do estado de São Paulo. Para alcançar tal objetivo, dados do SARESP da edição de 2019 foram utilizados. A amostra incluiu os microdados associados à proficiência em matemática e as respostas dos alunos e pais dos alunos dadas aos questionários aplicados pela avaliação. A renda familiar e a escolaridade materna foram analisadas, de acordo com o nível de proficiência ao qual o aluno se classificou. Características das escolas também foram coletadas. A análise desenvolvida permitiu concluir que, neste município, na maioria das escolas, o maior percentual de alunos encontra-se no nível Básico de proficiência em matemática e predominam famílias com renda de até cinco salários mínimos.

Biografia do Autor

Guilherme Gonçalves Zanqueta, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Graduando em Administração Pública pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/FCLAr; bolsista PIBIC.

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Publicado

2024-03-18