Um estudo sobre a remuneração da poupança no Brasil no contexto da educação financeira crítica

Autores

Palavras-chave:

educação financeira, educação crítica, resolução de problemas, investimento, inflação

Resumo

A poupança é a modalidade de investimento mais popular do Brasil e sua remuneração é feita com base em duas regras que incorporam uma parcela de remuneração dada pela Taxa Referencial (TR) mais um juro. Contudo, a forma como é definido o valor da TR é complexa e não é amplamente divulgada. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é explorar o tema de investimento na poupança, com foco em sua forma de remuneração, em uma atividade pedagógica estruturada na estratégia de resolução de problemas, desenvolvida e aplicada em estudantes concluintes de um curso de Ciências Econômicas. Tal estratégia envolve, também, elementos da educação financeira crítica. Os alunos se mostraram surpresos com a complexidade do cálculo da TR e se indignaram com a falta de clareza sobre como é feito a sua apuração.

Biografia do Autor

Andréa Pavan Perin, FATEC-SP

Doutora em Educação Matemática pela UNESP. Professora da FATEC-SP campus Itapetininga.

Andresa Silva Neto Francischini, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1999), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica (POLI/USP- Produção) e Pós Doutora em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Econômicas e Professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

2024-03-18