“AriTeenmética”: Uma ferramenta para apoio ao ensino das operações aritméticas

Autores

Palavras-chave:

Aplicativo, Jogo Digital, , Ensino Fundamental, Ensino da Matemática

Resumo

 A educação é um dos pilares da sociedade, e a matemática é uma das disciplinas mais importantes, tendo em vista que ela está presente no cotidiano. Além disso, é uma das matérias em que os estudantes têm mais dificuldade. O desenvolvimento de aplicativos para apoio ao ensino da matemática tem sido do interesse de diversos pesquisadores. Existem vários descritores do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) que abrangem os tópicos da matemática abordados nas escolas, e neste jogo o principal foco é o descritor H31, que diz respeito a resolver problemas com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). O resultado do SAEPE, em 2021, aponta que houve um baixo rendimento dos alunos dos nonos anos do ensino fundamental nas redes estaduais e municipais no descritor supracitado. Neste trabalho é apresentado o aplicativo “AriTeenmética”, para apoiar o ensino das operações aritméticas.

Biografia do Autor

João Gabriel Cruz Soares, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco(2023). Tem experiência na área de Ciência da Computação. 

Maria Guadelupe Dourado Rabello

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (1992) e em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Possui Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Possui Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2022). Atualmente é doutoranda em Ciências da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (ênfase em Linguagem Matemática) e professora efetiva de Matemática da rede pública estadual de ensino regular pela Secretaria de Educação de Pernambuco.

 

Francisco Madeiro

Francisco Madeiro é natural de Fortaleza, Ceará. Tem Graduação (1995), Mestrado (1998) e Doutorado (2001) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desde 2019 é bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De 2012 a 2018 foi bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq. É Professor Adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Suas atividades de pesquisa concentram-se em processamento de sinais, telecomunicações, inteligência computacional e tecnologias da informação e da comunicação aplicadas a ciências da linguagem. Concluiu a orientação de duas teses de doutorado e 31 dissertações de mestrado e a coorientação de duas teses de doutorado e 22 dissertações de mestrado.

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Publicado

2024-12-04