EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO NOVO ENSINO MÉDIO:

ANALISANDO A METODOLOGIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ITAMARANDIBA/MG

Autores

  • Mariana Lafaiete Ferreira Moraes UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Helen Rose de Castro Silva Andrade UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Educação Financeira, Ensino por Investigação, Novo Ensino Médio

Resumo

O presente artigo tem origem de uma pesquisa de mestrado, realizada com dezenove estudantes de uma turma de 1º ano do Novo
Ensino Médio, de uma escola estadual de Itamarandiba, MG. Com o intuito de entendermos como a metodologia de Ensino por
Investigação pode promover uma efetiva Educação Financeira - EF para esses estudantes, desenvolvemos e aplicamos uma Sequência
de Ensino Investigativo - SEI com base nas seguintes temáticas: Vida Familiar e Cotidiana, Vida Social e Bens Pessoais.
Com o desenvolvimento dessa SEI, com base em documentos norteadores e em autores, como Fernandes, Allain e Dias e, a partir
das análises realizadas, verificamos ao final dessa pesquisa aplicada, que esses estudantes apresentam conceitos prévios superficiais
quanto às definições e entendimento da EF. No entanto, seus Pais/Responsáveis, apresentam uma base bem delineada da mesma
em seu cotidiano, que nem sempre vem sendo compartilhada com seus filhos. Todavia, interferem-se limites e possibilidades para
o desenvolvimento do Ensino por Investigação, que perpassam aspectos desde a formação continuada de professores até o engajamento
dos estudantes.

Biografia do Autor

Mariana Lafaiete Ferreira Moraes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Helen Rose de Castro Silva Andrade, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

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Publicado

2024-07-19