EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO NOVO ENSINO MÉDIO:
ANALISANDO A METODOLOGIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ITAMARANDIBA/MG
Palavras-chave:
Educação Financeira, Ensino por Investigação, Novo Ensino MédioResumo
O presente artigo tem origem de uma pesquisa de mestrado, realizada com dezenove estudantes de uma turma de 1º ano do Novo
Ensino Médio, de uma escola estadual de Itamarandiba, MG. Com o intuito de entendermos como a metodologia de Ensino por
Investigação pode promover uma efetiva Educação Financeira - EF para esses estudantes, desenvolvemos e aplicamos uma Sequência
de Ensino Investigativo - SEI com base nas seguintes temáticas: Vida Familiar e Cotidiana, Vida Social e Bens Pessoais.
Com o desenvolvimento dessa SEI, com base em documentos norteadores e em autores, como Fernandes, Allain e Dias e, a partir
das análises realizadas, verificamos ao final dessa pesquisa aplicada, que esses estudantes apresentam conceitos prévios superficiais
quanto às definições e entendimento da EF. No entanto, seus Pais/Responsáveis, apresentam uma base bem delineada da mesma
em seu cotidiano, que nem sempre vem sendo compartilhada com seus filhos. Todavia, interferem-se limites e possibilidades para
o desenvolvimento do Ensino por Investigação, que perpassam aspectos desde a formação continuada de professores até o engajamento
dos estudantes.
Referências
ALVIM, V. Dinheiro: Instituição social relevante na sociedade moderna. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/
emtese/article/view/13679/12537. Acesso em: 30 jul. 2023.
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Diário
Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.
BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília,
DF, 23 dez.1996.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília. MEC. 2018. Diário Oficial da União,
Brasília, DF, 02 abr. 2018.
CÁSSIO, F. A “expansão” da carga horária no novo ensino médio aprofunda desigualdades escolares no estado de São Paulo. Eccos
- Revista Científica, São Paulo, n. 62, p. 1-17, e23200, jul./set. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n62.23200.
CARVALHO, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em
Educação em Ciências: v. 18, n. 3, set-dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852.
Acesso em: 27 dez. 2022.
CHAER, G. et al. A técnica do questionário na Pesquisa Educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266. 2011.
CHIQUETTO. G. A Influência da Família no Processo de Aprendizagem. Monografia – Curso de Pedagogia da Universidade São
Francisco, 2020.
FERNANDES, G. W. R. et al. Metodologias e abordagens diferenciadas em Ensino de Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2022.
FERRAZ, A. T; SASSERON, L. H. Espaço interativo de argumentação colaborativa: condições criadas pelo professor para promover
argumentação em aulas investigativas. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências: Belo Horizonte, v. 19, 2017. Disponível
em: https://bit.ly/3Icu0Tg. Acesso em: 30 jun. 2022.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
KISTEMANN JR, M. A. et al. Cenários para entender o Novo Ensino Médio no contexto da Matemática e da Educação Financeira
Escolar. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/32539/. Acesso em: 22 dez. 2022.
LEITE, A.M.; SCORTEGAGNA, L. Simulador financeiro educacional: relação entre dinheiro e tempo. Disponível em: https://
publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5377. Acesso em: 22 dez. 2022.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MASCARINI, V. B.; REIS, S. T. de. Aprender a empreender: significados produzidos em uma proposta de educação financeira no
novo ensino médio. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38733. Acesso em: 22 dez. 2022.
Mello, C. N.; RODRIGUES, C. K. Educação financeira escolar em ação: discussões sobre seu conceito com alunos do 3° ano do
ensino médio. Disponível em: https://www.ufjf.br/coloquioedumat/files/2017/10/EDUCACAO-FINANCEIRA-ESCOLAR-EM-ACAO_-
DISCUSSOES-SOBRE-SEU-CONCEITO-COM-ALUNOS-DO-3-ANO-DO-ENSINO-MEDIO.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022.
MENDES, C. L., & ALVES SOUTO, T. (2021). O ensino remoto em Minas Gerais: uma análise pelo ciclo de políticas. Devir Educação,
–408. https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.460.
MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Comissão Estadual para Implementação da Base Nacional Comum
Curricular - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Minas Gerais - UNDIME/MG- 2019.
OLIVEIRA, L. L. V. De et al. Educação financeira da transformação ao resultado: a importância de se trabalhar a educação
financeira em sala de aula. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://
editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68432. Acesso em: 05 set. 2023.
RABELLO, A. P.; ROCHA FILHO, J. B. Educação financeira: uma proposta pedagógica para alunos do ensino médio politécnico.
Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/11757/2/EDUCACAO_FINANCEIRA_UMA_PROPOSTA_
PEDAGOGICA_PARA_ALUNOS_DO_ENSINO_MEDIO_POLITECNICO.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022.
SASSERON, L. H. Práticas em aula de ciências: o estabelecimento de interações discursivas no ensino por investigação. 2018, 127
p., Tese de Livre Docência apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. XI Encontro
Nacional de Educação Matemática. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.
ZAMONER, B. P. A relação entre o bem-estar financeiro e o comportamento dos indivíduos: uma revisão da literatura. 2022. 26 f.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.