UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA E ARITMÉTICA POR MEIO DAS EQUAÇÕES DIOFANTINAS COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Bárbara Medeiros Vieira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Samanda Nunes Sales UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Equações Diofantinas Lineares, Sequência Didática. ABSTRACT

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal verificar a influência do ensino das Equações Diofantinas no processo de
aprendizagem algébrica e aritmética dos alunos de uma turma do nono ano da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos,
localizada na cidade de Palmas, Tocantins. Para isso, aplicou-se uma Sequência Didática, desenvolvida em três etapas: emprego de
um pré-teste, no primeiro encontro, para observar os conhecimentos prévios dos estudantes; oficina sobre Equações Diofantinas
Lineares; e a aplicação de um pós-teste, no último encontro, para verificar as modificações conceituais acerca do conteúdo. A
pesquisa foi balizada pelos pressupostos da Engenharia Didática. Os resultados demonstram que a Sequência Didática aplicada
refletiu diretamente no método de resolução de questões utilizado pelos estudantes. Percebeu-se que os estudantes deixaram de
usar o método de tentativa e erro e passaram a usar conceitos de Equações Diofantinas Lineares, permitindo o desenvolvimento
dos raciocínios algébrico e aritmético.

Biografia do Autor

Bárbara Medeiros Vieira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins, especialista em Docência do Ensino da Matemática e mestre em Matemática pelo programa PROFMAT. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Gurupi. *barbara.vieira@ifto.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3254-477X

Samanda Nunes Sales, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Ensino de ciências e matemática, pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Barreirinhas Samnunes71@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5683-0976

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Publicado

2024-08-08