As AS NOÇÕES DE ACASO NO ENSINO DE PROBABILIDADE PAUTADO NA BNCC: UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Acaso; Engenharia Didática; Literacia Probabilística; Probabilidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir ensino de probabilidade para o primeiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais pautado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, aborda-se as noções de acaso, visando identificá-las em eventos como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” ou “não irá acontecer”, em situações do cotidiano. A base teórica que subsidia a sequência didática que será apresentada e discutida é a literacia probabilística. Buscou-se responder à questão: Como proceder no primeiro contato com noções de acaso no ensino de probabilidade de modo a subsidiar o trabalho com a literacia probabilística? A metodologia de pesquisa e metodologia de ensino adotada é a Engenharia Didática, de cunho qualitativo. Ao fim das discussões, chegou-se à conclusão de que o trabalho com atividades que envolvam o contexto dos alunos pode facilitar o contato inicial com a ideia de acaso.

Biografia do Autor

Chang Kuo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Plenas pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora colaboradora do programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Financeira, Educação Estatística, Inclusão, Ensino da Matemática na Educação Básica e Superior.

Heloísa Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura Plena em matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente cursando o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática na UFRJ, desenvolvendo pesquisas na área de Educação Estatística. Tem experiência da área de educação, com ênfase em matemática, trabalhando como professora no Colégio de Aplicação da UFRJ.

Downloads

Publicado

2021-12-09