As AS NOÇÕES DE ACASO NO ENSINO DE PROBABILIDADE PAUTADO NA BNCC: UMA PROPOSTA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Acaso; Engenharia Didática; Literacia Probabilística; Probabilidade.Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir ensino de probabilidade para o primeiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais pautado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Desse modo, aborda-se as noções de acaso, visando identificá-las em eventos como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” ou “não irá acontecer”, em situações do cotidiano. A base teórica que subsidia a sequência didática que será apresentada e discutida é a literacia probabilística. Buscou-se responder à questão: Como proceder no primeiro contato com noções de acaso no ensino de probabilidade de modo a subsidiar o trabalho com a literacia probabilística? A metodologia de pesquisa e metodologia de ensino adotada é a Engenharia Didática, de cunho qualitativo. Ao fim das discussões, chegou-se à conclusão de que o trabalho com atividades que envolvam o contexto dos alunos pode facilitar o contato inicial com a ideia de acaso.