Infográfico estatístico no contexto de interpretação de dados por estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Educação Estatística, Letramento Estatístico, Infográfico, Ensino Fundamental

Resumo

Este estudo se trata de pesquisa qualitativa, que utiliza o método exploratório e tem como objetivo investigar e analisar como estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental interpretam e concluem a partir de dados presentes em infográfico estatístico, na perspectiva do Letramento Estatístico. Neste estudo, utilizamos o Letramento Estatístico definido por Gal (2002), que o compreende enquanto conhecimentos e habilidades essenciais para a interpretação e a avaliação crítica dos dados e informações estatísticas. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizadas entrevistas clinico-piagetianas com quatro estudantes do Ensino Fundamental, do 3º e do 5º ano. A entrevista envolveu a interpretação e síntese de conclusões sobre os dados de um infográfico estatístico destinado a crianças. Os resultados demonstram que os estudantes dos anos iniciais são capazes de interpretar e concluir sobre os dados presentes no infográfico e, para isso, mobilizam conhecimentos e habilidades do Letramento Estatístico.

 

Biografia do Autor

Waleska Stefany Moura Diniz, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Educação Matemática e Tecnológica EDUMATEC/UFPE e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi bolsista do PIBID/MATEMÁTICA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES) e estagiária da Coordenadoria de Educação de Transito (DPCT) do DETRAN-PE. Integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - Gref, coordenado pela Professora Doutora Gilda Lisbôa Guimarães. Pesquisa na área de Educação Matemática, especialmente nos seguintes temas: processos mentais básicos para a aprendizagem matemática, estruturas aditivas e multiplicativas (em particular o Raciocínio Combinatório), Geometria e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

2021-12-09