Infográfico estatístico no contexto de interpretação de dados por estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Educação Estatística, Letramento Estatístico, Infográfico, Ensino FundamentalResumo
Este estudo se trata de pesquisa qualitativa, que utiliza o método exploratório e tem como objetivo investigar e analisar como estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental interpretam e concluem a partir de dados presentes em infográfico estatístico, na perspectiva do Letramento Estatístico. Neste estudo, utilizamos o Letramento Estatístico definido por Gal (2002), que o compreende enquanto conhecimentos e habilidades essenciais para a interpretação e a avaliação crítica dos dados e informações estatísticas. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizadas entrevistas clinico-piagetianas com quatro estudantes do Ensino Fundamental, do 3º e do 5º ano. A entrevista envolveu a interpretação e síntese de conclusões sobre os dados de um infográfico estatístico destinado a crianças. Os resultados demonstram que os estudantes dos anos iniciais são capazes de interpretar e concluir sobre os dados presentes no infográfico e, para isso, mobilizam conhecimentos e habilidades do Letramento Estatístico.
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